ANÁLISE DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA CURRICULAR
Esta pesquisa busca analisar a proposta do Programa de Ensino Integral (PEI),
promovida nas escolas estaduais de São Paulo, em relação ao conceito de justiça
curricular. Por meio da pesquisa será possível identificar se o modelo de educação
integral está alinhado às premissas da formação humanitária, acesso aos
conhecimentos significativos e busca pela justiça social. O conceito de justiça
curricular busca combater políticas educacionais antidemocráticas, que reduzem a
transparência e geram impactos negativos na sociedade, através de currículos
excludentes. Por esses motivos, se faz necessário reconhecer a importância de
construir espaços de formação humanitária e de libertação (Freire, 2020) na qual o
cidadão crítico e reflexivo possa lutar contra ações hegemônicas de interesse
privado. O trabalho apoia-se nas contribuições teóricas da educação integral de
autores como Jaqueline Moll, Ana Maria Villela Cavariele e no que se refere ao
conceito de justiça curricular o tema é explorado por Sanny Silva Rosa e Branca
Jurema Ponce. O objetivo é oferecer relação crítica à proposta de Política Pública de
Educação Integral na perspectiva do conceito de Justiça Curricular. Por meio da
pesquisa será possível reconhecer os percursos da construção de políticas públicas
de interesse subjetivo e fortalecer a gestão escolar, que visa a promoção da
aprendizagem de qualidade, por meio do conceito de Justiça Curricular, com práticas
pedagógicas voltadas para a defesa da Justiça Social. A pesquisa busca identificar a
influência das políticas neoliberais na prática educacional e sua relação com a
instrumentalização política educacional que ameaça a qualidade social da
educação.