Análise dos impactos da pandemia de coronavírus nagestão dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Estudo de caso dos cursos de mestrado e doutorado com ênfase em
Políticas Públicas
Com a chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil, as instituições de ensino com cursos presenciais e semipresenciais precisaram se reorganizar e começaram a aplicar, emergencialmente, a modalidade de ensino remota como nova forma de possibilitar que o ensino-aprendizagem continuasse durante esse período de restrições sanitárias, sem maiores prejuízos educacionais.
O objetivo central deste estudo é avaliar como as Universidades se organizaram estrategicamente para a mudança à luz das demandas impostas pela pandemia da COVID-19 e avaliar o impacto desse novo cenário para os Programas de Pós-graduação stricto sensu, com a realização de um estudo de caso. Como hipótese, esta pesquisa considera que as universidades tiveram êxito em se adaptar com grande eficácia e capacidade inovadora durante a pandemia, sendo respaldadas por programas de treinamento implementados para docentes e técnicos administrativos, bem como pela capacidade dos estudantes de realizar a transição para atividades teóricas remotas em um período relativamente curto após a interrupção das aulas presenciais.
Esta pesquisa tem dois objetivos secundários: Primeiramente busca investigar como parte das atividades acadêmicas e pedagógicas pode ser mantida online no momento atual, aproveitando o ganho de aprendizagem do funcionamento remoto na pandemia, o que resulta na criação do conceito de ensino híbrido, combinando atividades online com presenciais no ensino de pós-graduação. Adicionalmente, buscaremos refletir sobre a capacidade de resiliência da área de qualificação de gestores públicos precisamente em um contexto de alastramento da narrativa da ineficiência do Estado.