PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de DEFESA: CAÍQUE CAMPOS DE OLIVEIRA

DISCENTE : CAÍQUE CAMPOS DE OLIVEIRA
DATA : 29/08/2024
LOCAL: Auditório 801 no 8º andar do Bloco B do Campus Santo André da Universidade Federal do ABC

Nanoestruturas para Catálise de Reações de Evolução de Hidrogênio

O crescimento populacional, aliado aos avanços tecnológicos e à crescente urbanização intensificam a demanda por energia, pressionando significativamente as cadeias de produção globais. Em paralelo, a exploração em larga escala de combustíveis fósseis para a produção de energia contribui majoritariamente para emissões de CO2, fator agravante das mudanças climáticas. Neste cenário, a transição energética é fundamental para reduzir a dependência de fontes não-renováveis na produção de energia. O hidrogênio verde (H2), produzido por eletrólise da água nas reações de evolução de hidrogênio (HER), é uma alternativa promissora devido à sua alta densidade energética e versatilidade na produção e armazenamento de energia renovável. No entanto, seu desenvolvimento é limitado pela necessidade de catalisadores eficientes, abundantes e de baixo custo. Métodos computacionais de primeiros princípios como cálculos baseados na teoria do funcional da densidade (DFT) em conjunto com o modelo do eletrodo de hidrogênio computacional (CHE) representam um grande avanço na busca por novos catalisadores. A simplicidade e robustez dessa abordagem permite investigar materiais com uma ampla variedade de composições e morfologias. Mais ainda, esta metodologia pode ser utilizada como ferramenta para elucidar resultados experimentais, fornecendo insights sobre suas propriedades catalíticas de uma perspectiva atomística. Neste trabalho, aplicamos esta metodologia para investigar a interação de moléculas e superfícies com aplicação direta na catálise da HER, empregando o modelo CHE. Propomos o uso de Grafenileno (um alótropo bidimensional de carbono) dopado com metais de transição como catalisador para HER e investigamos sua atividade catalítica em termos de modificações na estrutura eletrônica. Adicionalmente, aplicamos esse método para investigar a atividade catalítica do Sulfeto de Bismuto III (Bi2S3), sintetizado experimentalmente e testado para catálise de HER em condições alcalinas.

Presidente - Interno ao Programa - 1309493 - PEDRO ALVES DA SILVA AUTRETO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 905.789.370-34 - GUSTAVO MARTINI DALPIAN - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEANDRO SEIXAS ROCHA - UPM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544341 - WENDEL ANDRADE ALVES