PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTOR HLADKYI TOLEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : VICTOR HLADKYI TOLEDO
DATE: 06/08/2024
TIME: 14:00
LOCAL: Remoto
TITLE:

PROPRIEDADES FOTOQUÍMICAS E FOTOFÍSICAS DO AZUL DE METILENO NOS MICROAMBIENTES PRESENTES EM NANOESTRUTURAS DE OURO FUNCIONALIZADAS

PAGES: 43
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
SPECIALTY: Superfícies e Interfaces; Películas e Filamentos
SUMMARY:

Diferentes propriedades de solventes químicos, como polaridade e capacidade para formar ligações de hidrogênio, podem afetar o comportamento do corante fenotiazínico azul de metileno em solução. Além do efeito do solvente, investigações realizadas em nosso grupo de pesquisa, juntamente com aquelas disponíveis na literatura científica, demonstraram que as propriedades do corante também mudam significativamente quando ele se agrega ou se associa em micelas, nanopartículas ou filmes finos, impactando suas aplicações. Com base em tais possibilidades, o atual estudo trata da investigação sobre como a presença de nanopartículas de ouro funcionalizadas podem afetar a fotoquímica e a fotofísica do azul de metileno não somente devido a presença de uma interface com diferentes microambientes disponíveis para interação, mas também através do efeito sinérgico ou antagônico entre o plasmon de superfície das partículas e o corante. A promoção da interação partícula−MB sem que houvesse perda de instabilidade de ambos os componentes dos sistemas se deu pela funcionalização das partículas com um tio-surfactante aniônico, o ácido 11-mercaptoundecanóico. Os resultados obtidos mostram evidências da interação partícula-MB, como o deslocamento de bandas de absorção na região do visível, aumento do raio hidrodinâmico e diminuição do potencial Zeta, aparecimento de bandas de vibração específicas no espectro infravermelho. A partir das caracterizações fotofísicas e fotoquímicas que serão realizadas ao longo do estudo será possível determinar se a capacidade de estabelecer ligações de hidrogênio ou interações hidrofóbicas nos microambientes contribuirá para as alterações nas propriedades do MB. Uma compreensão mais profunda do efeito do ambiente circundante sobre o MB será favorecida por estudos complementares envolvendo diferentes solventes, como aquele realizado durante o estágio de pesquisa no exterior (BEPE-DD 2022/07342-3), a partir do qual obteve-se insights referentes às propriedades fotoquímicas e fotofísicas do MB moduladas em etanol, DMSO e nos microambientes presentes em automontagens de sais biliares, um sistema host-guest com sítios de interação polares com capacidade para formar ligações de H e apolares.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 2605463 - JOSE ANTONIO SOUZA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1600858 - HERCULANO DA SILVA MARTINHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 151.156.368-08 - PATRÍCIA TARGON CAMPANA - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1768304 - DENISE CRIADO PEREIRA DE SOUZA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1768959 - FERNANDO CARLOS GIACOMELLI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249395 - THIAGO BRANQUINHO DE QUEIROZ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1734908 - FABIO FURLAN FERREIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2604128 - ALEXANDRE JOSE DE CASTRO LANFREDI
Notícia cadastrada em: 09/07/2024 13:29