PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: NIVEA REGINA MARSURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NIVEA REGINA MARSURA
DATA : 06/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

PRÁTICAS EDUCACIONAIS COM FAMÍLIAS, CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU AUTISMO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS


PÁGINAS: 71
RESUMO:

O estudo tem como objetivo geral verificar se, uma proposta de intervenção educativa breve envolvendo a díade família-criança/jovem com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e/ou Deficiência Intelectual (DI) aplicada por discentes da formação inicial, é suficiente para promover a aprendizagem de comportamentos específicos. O estudo foi composto por três objetivos específicos, organizados em três capítulos. No Capítulo 1, o objetivo da pesquisa foi verificar se estudos que implementaram a intervenção educacional envolveram a família e a escola e, em caso positivo, identificar quais foram as condições de envolvimento e impacto na aprendizagem da criança com autismo e/ou deficiência intelectual. Um objetivo foi verificar quais instrumentos têm sido utilizados nas pesquisas para estudar o envolvimento entre família e escola, assim como fluxos de trabalho e procedimentos metodológicos estabelecidos para a intervenção educacional. O Capítulo 2 teve como objetivo específico verificar se uma intervenção educativa breve de sete semanas aplicada por universitários em formação docente inicial seria suficiente para modificar a percepção das mães em relação ao desenvolvimento da criança e/ou jovem. Participaram 10 famílias e 10 universitários em formação inicial. A intervenção foi avaliada por um delineamento A-B-A (aplicação de uma avaliação, intervenção e reavaliação). Os resultados evidenciaram que de 10 mães, sete modificaram suas percepções acerca do desenvolvimento dos seus filhos, identificando maior número de respostas independentes por eles nas áreas de comunicação, socialização e atividades de vida diária. O Capítulo 3 tem como objetivo de retratar a relevância de oferecer orientação familiar de criança/jovem TEA/DI inseridos em um projeto social enquanto os mesmos, realizam intervenção escolar, afim fortalecer a rede de apoio dos familiares envolvidos, e o reflexo da orientação no envolvimento da família no processo de aprendizagem da criança/jovem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1305717 - PRISCILA BENITEZ AFONSO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544379 - ANDERSON ORZARI RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CAMILA DOMENICONI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2526701 - JULIO FRANCISCO BLUMETTI FACO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - Géssica Fabiely Fonseca - UFRN
Notícia cadastrada em: 08/05/2024 16:45
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod