Proposta de Metodologia Analítica para Projeto Motores
PMBLDC Aplicado em Tração Elétrica
Neste trabalho é proposto uma metodologia analítica para projeto de motores de corrente
contínua de comutação eletrônica sem escovas de ímã permanente (PMBLDC) com enfoque
na utilização em tração elétrica. A metodologia foi aplicada em um protótipo existente
de uma scooter elétrica. Adicionalmente foram realizadas simulações computacionais
em software de resolução numérica por elementos finitos afim de validar a metodologia
desenvolvida. A análise numérica contou com a avaliação magneto-estática e termo-estática
da máquina em 2-D para duas condições de temperatura externas, 20°C e 50°C. A partir
da análise magneto-estática foi possível obter a potência dissipada nos enrolamentos da
armadura e posteriormente utilizar este valor para a simulação termo-estática. Com essas
duas simulações pode-se verificar o nível de saturação magnética e a temperatura interna
alcançada da máquina permitindo analisar os limites de temperatura dos condutores e
ímãs permanentes. Com os resultados obtidos verificou-se que a máquina não opera em
saturação magnética, mesmo nos dentes. Verificou-se também que as temperaturas obtidas
nos ímãs e nos condutores não ultrapassaram os limites de temperatura de projeto.