PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: (11) 4996-0145 http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXIA YSABELLI ANTUNES WERNECK

DISCENTE : ALEXIA YSABELLI ANTUNES WERNECK
DATA : 02/08/2024
LOCAL: Sala 303 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

meet.google.com/ccu-sgnv-sed

APLICAÇÃO DE LÓGICA FUZZY NA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO COSIDERANDO ASPECTOS ESG

Os critérios de desempenho ambiental, responsabilidade social e governança (ASG ou ESG) são amplamente discutidos no âmbito de negócios nacional e internacional. Contudo, na literatura vigente, não foram encontrados métodos objetivos para avaliar o desempenho das empresas do setor elétrico em relação ao tema ESG. Uma vez que as empresas são obrigadas a divulgarem informações relacionadas ao tema de ASG, essa lacuna existente entre a disponibilidade de dados, e uma metodologia de avaliação e ou mesmo quantificação das informações, dificultam as análises de mercado e de benchmarking, cujos resultados podem contribuir para o engajamento de empresas, bem como, a melhoria do desempenho dessas quanto ao tema, além de evidenciar os agentes que estão comprometidos com as iniciativas de ESG. Com base nas informações reportadas nos relatórios de sustentabilidade de empresas do setor elétrico brasileiro (SEB), este trabalho apresenta uma metodologia, baseada em Lógica Fuzzy para avaliar empresas do setor elétrico brasileiro a partir de indicadores sociais, ambientais e de governança corporativa, com o objetivo de gerar um ranking ESG que possibilite uma análise de mercado e promova engajamento dos agentes do setor. Os resultados obtidos demonstram que a escolha pela técnica se mostra bastante eficiente e poderá contribuir para o setor na criação de estratégias de gestão que possam posicionar a empresa em um patamar de atendimento dos requisitos de ASG e consequentemente beneficiar a sociedade do ponto de vista da sustentabilidade e governança corporativa.

Presidente - Interno ao Programa - 1544340 - PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1761105 - MURILO BELLEZONI LOIOLA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI