ANÁLISE HIDROLÓGICA DO DESEMPENHO DE SISTEMA DE MACRODRENAGEM BASEADO NO AMORTECIMENTO DE CHEIAS PARA O CONTROLE DAS INUNDAÇÕES URBANAS - ESTUDO DE CASO DA BACIA DO RIO TAMANDUATEHY INFERIOR - SÃO PAULO
As inundações urbanas se tronaram uma preocupação global nos últimos anos devido aos impactos regionais que podem estar relacionados às mudanças climáticas e à intensificação da ocupação das áreas de risco, ocasionando, por um lado, precipitações mais intensas e, por outro, maior número de população atingida. Eventos rápidos e localizados de inundação são caracterizados principalmente pela alta energia e velocidade de fluxo, carregamento de detritos e outros objetos.
Em São Paulo, desde o século XIX, as inundações na bacia do Rio Tamanduatehy têm sido um desafio significativo para os gestores da macrodrenagem, especialmente nas áreas localizadas entre a confluência com o córrego Oratório e o exutório da bacia, no rio Tietê, trecho denominado Tamanduatehy Inferior. Nos anos recentes, essa problemática se intensificou em decorrência de mudanças no uso e ocupação do solo, bem como pela instalação de vias de fundo de vale ao curso d’água principal e afluentes. Adicionalmente, as consequências das estratégias previamente adotadas para aumentar a velocidade de escoamento das águas também contribuíram para o agravamento da situação (SANTOS, 2021).
Estudos de modelagem para simulação de eventos de inundação têm sido realizados ao longo da última década, utilizando principalmente dados de precipitação como entrada associados a um método hidrológico, como o método do Soil Conservation Service (SCS) para prever o escoamento superficial em áreas urbanas e posteriormente os resultados também poder ser simulados com modelos hidráulicos uni ou bidimensionais (LI et al, 2021). O uso de modelos hidrológicos e hidráulicos pode melhorar a compreensão da dinâmica dos eventos de inundações urbanas e dar suporte para o estudo e análise de alternativas para mitigação, assim como prever eventos críticos e avaliar medidas preventivas e/ou corretivas (PEREIRA, 2019).
O objetivo do presente trabalho é estimar a eficácia de sistemas de reservação de águas pluviais na macrodrenagem a partir de modelagem hidrológica. Serão avaliados os sistemas de reservação propostos pelo Plano Diretor de Macrodrenagem do Alto Tietê para a bacia do Tio Tamanduatehy e sua eficiência em reduzir o risco de inundações na porção inferior da bacia. Será aplicada modelagem hidrológica utilizando o modelo do Natural Resources Conservation Service (NCRS, antigo SCS) e aplicado o software HEC-HMS. Os hidrogramas simulados serão calibrados a partir de dados de monitoramento hidrológico realizado por estações telemétricas do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo – SAISP.
Os resultados deverão servir de base para avaliar os benefícios da implantação das estruturas previstas no PDMAT (2013) bem como alternativas para o amortecimento considerando critérios atualizados de precipitação, uso e ocupação do solo e tecnologias de manejo de águas pluviais urbanas.