PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 1142242590 http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATO RODRIGUES SILVA

DISCENTE : RENATO RODRIGUES SILVA
DATA : 04/07/2024
LOCAL: Sala 306 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

AGROTÓXICO NO SISTEMA CANTAREIRA:

DESTINO AMBIENTAL DA SULFLURAMIDA (ETFOSA) EM MICROCOSMOS AQUÁTICOS

As formigas cortadeiras consomem de maneira abrupta as vegetações, representando um grave problema para a agricultura brasileira e mundial. Para aniquilar a praga, usa-se a sulfluramida (N-EtFOSA), um pesticida eficiente e econômico. Porém, esse agente se degrada em sulfonato de perfluorooctano (PFOS), um alto contaminante ambiental, cuja poluição difusa afeta o meio aquático e a vida humana. O Brasil está entre os principais países que ainda o produz e o utiliza. Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), no Sistema hídrico Cantareira, por exemplo, há bastante adesão do formicida. Considerando esse contexto, o presente trabalho pretende avaliar o destino ambiental da sulfluramida em microcosmos aquáticos. Assim, microcosmos aquáticos de 1L (n = 5) serão montados, com amostras de água e sedimentos coletadas de uma região não contaminada no município de Nazaré Paulista, as macrófitas (Salvinia auriculata) adquiridas de produtor. Serão avaliados microcosmos sem e com EtFOSA marcados com 13C. Os microcosmos serão colocados em incubadora de fotoperíodo (12 horas de luz), a 20ºC. Será realizado monitoramento da qualidade da água (pH, condutividade elétrica, turbidez, sólidos totais dissolvidos e temperatura) ao longo do tempo (1, 5, 10, 20 e 40 dias). A cada processo haverá a  destruição de microcosmos para avaliação do destino ambiental da sulfluramida e seus subprodutos de degradação nos diferentes compartimentos (água, sedimento e macrófita aquática). A extração dos compostos será feita por meio do procedimento Quick, Easy, Cheap, Ef ective, Rugged and Safe (QuEChERS) e analisada por cromatografia líquida de alta performance (HPLC). A análise de variância (ANOVA) será empregada em cada condição experimental para avaliar possíveis diferenças significativas nas médias das constantes de depleção e nos tempos de meia-vida. Para determinar as constantes de degradação da sulfluramida, será realizado o ajuste das concentrações do composto em cada compartimento estudado, abrangendo água, sedimento e biomassa. Portanto, o estudo visa contribuir para o avanço da identificação do destino ambiental de contaminante que afeta o abastecimento hídrico da RMSP.

Presidente - Interno ao Programa - 1646410 - ROSELI FREDERIGI BENASSI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1814655 - LUCIA HELENA GOMES COELHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANTONIO FERNANDO MONTEIRO CAMARGO - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3047358 - RICARDO HIDEO TANIWAKI