Método para avaliar e analisar a experiência do usuário em duas disciplinas de um cursos a distância
As pesquisas já evidenciaram que a experiência do usuário (UX) exerce impacto significativo na interação de usuários com diferentes tipos de sistemas. No entanto, para sistemas de educação a distância ainda há necessidade de realização de pesquisas que possam verificar se a UX pode impactar também na aprendizagem dos alunos. Visando dar um passo para preencher essa lacuna, esse trabalho investigou a UX em duas disciplinas de um curso online, focando na percepção dos estudantes sobre sua interação com o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e o conteúdo didático disponível nesse ambiente. A investigação se baseou primeiramente em uma revisão sistemática realizada nesse estudo para identificar métodos de avaliação de UX que pudessem ser adaptados para a EAD. A pesquisa combinou dois métodos existentes para coletar autorrelatos dos discentes a respeito da experiência deles nos dois cursos. Para análise dos dados coletados, foram utilizadas técnicas qualitativas e quantitativas e o resultado foi relacionado com a avaliação de qualidade pedagógica dos dois cursos. A partir dos resultados encontrados, desenvolveu-se um plugin no Moodle para automatizar o método e facilitar sua futura reaplicação e novas pesquisas em outros cursos EAD.