PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: VANESSA FERRAZ DUARTE COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : VANESSA FERRAZ DUARTE COSTA
DATE: 07/10/2024
TIME: 14:00
LOCAL: Online
TITLE:

Modelo Conceitual para Avaliação do Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Jogos Sérios



PAGES: 90
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
SUMMARY:

O Pensamento Computacional (PC) é uma habilidade intelectual básica, como ler e escrever, e, para isso, diversas abordagens estão sendo usadas eficientemente, inclusive, Jogos Sérios (JS). A avaliação do desempenho humano é parte integrante e importante no processo de desenvolvimento de competências. Entretanto, essa avaliação em JS se apresenta complexa e, muitas vezes, negligenciada, seja pela falta de coleta de dados e medição durante o jogo ou pela falta de avaliação e apresentação dos resultados parciais para os alunos. Soma-se a isso, a avaliação do desenvolvimento do PC possui suas características, especificidades e desafios, como a falta de consenso na forma de avaliação e granularidade das habilidades (fina se separadas ou alta se em conjunto). Nesse contexto, este trabalho visa criar, descrever e avaliar um modelo conceitual que auxilie no planejamento do design e da execução da Avaliação do Desenvolvimento do Pensamento Computacional (ADPC) em Jogos Sérios. Para alcançar esse objetivo, foi conduzido um levantamento bibliográfico das abordagens relacionadas ao desenvolvimento do PC em JS, bem como sobre instrumentos e métodos de avaliação usados. Com base nessa pesquisa, foi elaborado um modelo conceitual, nomeado MAAPA-JS, inspirado no Diagrama de Ishikawa (DI), que permite a análise de causas e efeitos da falta ou deficiência da ADPC e favorece a gestão de projetos. Esse modelo contém quatro artefatos: um DI completo para compreensão das causas envolvidas; um Checklist como questionário para responder às causas; um Documento Base de DI para elaborar o DI com as causas que estão impactando a ADPC no jogo sério que está sendo analisado; e um Manual de orientação de uso do MAAPA-JS. O modelo MAAPA-JS foi avaliado por prova de conceito (com um jogo desenvolvido e um novo jogo criado) e por especialistas, que relataram pontos de melhoria. Na avaliação por especialistas, o MAAPA-JS foi considerado consistente nas questões sobre corretude, autenticidade, consistência, clareza, ambiguidade e flexibilidade. O modelo precisa ser validado na produção de novos jogos por terceiros, para verificar sua eficiência, usabilidade e aplicabilidade. De modo geral, o MAAPA-JS pode ser utilizado para auxiliar equipes de desenvolvimento no planejamento e criação de JS para o desenvolvimento de PC, a fim de que esse contemple a ADPC.


COMMITTEE MEMBERS:
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2316523 - CARLA LOPES RODRIGUEZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2976815 - DENISE HIDEKO GOYA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PEDRO HENRIQUE DIAS VALLE - UFJF
Presidente - Externo ao Programa - 336.981.468-43 - RAFAELA VILELA DA ROCHA CAMPOS - UFABC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1600876 - FRANCISCO DE ASSIS ZAMPIROLLI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - DELANO MEDEIROS BEDER - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 18/09/2024 09:09
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