PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: THIAGO DONIZETTI DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO DONIZETTI DOS SANTOS
DATA : 10/06/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/vagner-16

Simplificação de Interface de Usuário para Pessoas Idosas com Ansiedade Computacional

A Ansiedade Computacional (abreviada como CA, do inglês Computer Anxiety, em concordância com os artigos que fazem parte da tese) pode ser definida como intimidação, medo e preocupações que alguém pode ter de ficar envergonhado, parecer estúpido ou acreditar que pode danificar ou ser incapaz de operar o computador. Assim, em uma época na qual se usa tecnologia diariamente, seria esperado que a maioria das pessoas não enfrentasse problemas como a CA e que o uso de computadores fosse algo natural para todos. Porém, é comum que o uso de computadores cause apreensão e medo em algumas pessoas e, para níveis elevados, que elas demonstrem CA. Pessoas com CA (PwCA, do inglês People with CA) enfrentam problemas no uso de computadores em diferentes contextos e tais problemas podem se agravar em situações nas quais elas utilizam computadores por não terem alternativa, por exemplo, para ter acesso a serviços governamentais disponíveis somente por meio de sistemas computacionais (e.g., emissão de documentos, declaração de impostos, etc.), para exercer a cidadania votando com urnas eletrônicas, para usar os caixas eletrônicos, para estudar e trabalhar. Portanto, os problemas relacionados à CA podem criar múltiplas barreiras para elas, privando-as do acesso à tecnologia e, consequentemente, a diversas oportunidades de trabalho, estudo e lazer. Dentre os estudos sobre CA na literatura, poucos apresentam soluções para reduzi-la e nenhum deles propõe uma solução que seja automática. Neste contexto, o objetivo desse trabalho é propor um pipeline de simplificação focado no uso de computadores ao acessar a web capaz de: (1) utilizar análise de logs de interação para identificar automaticamente, em tempo de execução, pessoas que demonstrem altos níveis de CA e para identificar os elementos de interface de usuário (IU) que possam ter impactos negativos na interação e/ou atuem como distratores na tarefa (2) simplificar a IU para PwCA, alterando ou removendo elementos de IU identificados. O intuito é fornecer suporte para PwCA e, consequentemente, contribuir para a redução dos efeitos da CA na interação com a web. Para atingir o objetivo, foram feitos três estudos com usuários, totalizando 106 participantes idosos. Os resultados obtidos mostram a criação e validação de um plugin para o navegador Firefox que implementa os passos do pipeline. Os resultados também mostram que certos elementos de IU (e.g., carrossel e mapas) podem impactar negativamente a experiência de PwCA e que é possível identificar estes elementos usando dados de rastreamento de olhar e de mouse. Por fim, a validação da simplificação mostra que os participantes que utilizaram a simplificação completaram mais tarefas, em menor tempo e se sentiram mais confiantes de suas habilidades em relação aos participantes que não a utilizaram. O que mostra a capacidade de fornecer suporte a PwCA utilizando o pipeline proposto.

Presidente - Interno ao Programa - 307.022.008-83 - VAGNER FIGUEREDO DE SANTANA - IBM RESEARCH
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763436 - JULIANA CRISTINA BRAGA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDSON RUFINO DE SOUZA - UFES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - TIAGO SILVA DA SILVA - UNIFESP