Timing Game: Desenvolvimento e Análise de um Jogo para Pesquisas sobre Percepção Temporal
Ao longo dos anos, diversos estudos mostraram benefícios que os jogos digitais promovem,como melhora da cognição, memória, concentração, tempo de reação, resolução de problemas e coordenação motora. A relevância das narrativas na motivação e engajamento dosjogadores é um fator central nesse contexto. Em trabalhos anteriores, foi apresentado um protótipo de jogo sério de avaliação de percepção temporal - tema da neurociência que se dedica a medir como as pessoas percebem e avaliam a passagem do tempo - desenvolvido com design participativo, empregando em sua metodologia a colaboração de usuários finais,desenvolvedores e profissionais de áreas relevantes. No protótipo, a escolha da narrativa centrada naviagem no tempo e a definição de características como o formato em duas dimensões (2D) e a plataforma móvel foram decisões fundamentais que moldam a experiência do jogo, assim como a seleçãode nove avaliações de percepção temporal, adaptadas como minijogos. O objetivo desta presentedissertação é analisar o protótipo do Timing Game e programá-lo em um jogo para dispositivos móveisdesenvolvido no motor de jogos Unity3D. Especificamente, o refinamento da narrativa foi priorizado para garantir coesão eatratividade. A fim de atender diversos perfis de jogadores, considerou-se a implementação dedois modos de jogo distintos: o modo história, oferecendo uma imersão mais profunda nastarefas dos minijogos, e o modo “arcade”, permitindo ao jogador escolher livremente osdesafios. Essa abordagem contribui para uma coleta de dados mais abrangentes. Durante o desenvolvimento do jogo, uma atenção foi dedicada à representação visual dostestes científicos que elas representavam. Sessões de teste do jogo e uma segunda etapa do designparticipativo fizeram parte do processo, contando com um especialistaem percepção de tempo, para que as modificações visuais e dejogabilidade não prejudiquem a seriedade e validade científica dos dados obtidos. Essaabordagem possibilitou a geração de dados para pesquisa e proporciona a possibilidade dos usuários manterem-se engajados nas atividades propostas do artefato digital desenvolvido.