PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: ALAN FLORIANO TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : ALAN FLORIANO TEIXEIRA
DATE: 23/04/2024
TIME: 10:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/andrebrandao
TITLE:

Timing Game: Desenvolvimento e Análise de um Jogo para Pesquisas sobre Percepção Temporal


PAGES: 78
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
SPECIALTY: Processamento Gráfico (Graphics)
SUMMARY:

Ao longo dos anos, diversos estudos mostraram benefícios que os jogos digitais promovem,como melhora da cognição, memória, concentração, tempo de reação, resolução de problemas e coordenação motora. A relevância das narrativas na motivação e engajamento dosjogadores é um fator central nesse contexto. Em trabalhos anteriores, foi apresentado um protótipo de jogo sério de avaliação de percepção temporal - tema da neurociência que se dedica a medir como as pessoas percebem e avaliam a passagem do tempo - desenvolvido com design participativo, empregando em sua metodologia a colaboração de usuários finais,desenvolvedores e profissionais de áreas relevantes. No protótipo, a escolha da narrativa centrada naviagem no tempo e a definição de características como o formato em duas dimensões (2D) e a plataforma móvel foram decisões fundamentais que moldam a experiência do jogo, assim como a seleçãode nove avaliações de percepção temporal, adaptadas como minijogos. O objetivo desta presentedissertação é analisar o protótipo do Timing Game e programá-lo em um jogo para dispositivos móveisdesenvolvido no motor de jogos Unity3D. Especificamente, o refinamento da narrativa foi priorizado para garantir coesão eatratividade. A fim de atender diversos perfis de jogadores, considerou-se a implementação dedois modos de jogo distintos: o modo história, oferecendo uma imersão mais profunda nastarefas dos minijogos, e o modo “arcade”, permitindo ao jogador escolher livremente osdesafios. Essa abordagem contribui para uma coleta de dados mais abrangentes. Durante o desenvolvimento do jogo, uma atenção foi dedicada à representação visual dostestes científicos que elas representavam. Sessões de teste do jogo e uma segunda etapa do designparticipativo fizeram parte do processo, contando com um especialistaem percepção de tempo, para que as modificações visuais e dejogabilidade não prejudiquem a seriedade e validade científica dos dados obtidos. Essaabordagem possibilitou a geração de dados para pesquisa e proporciona a possibilidade dos usuários manterem-se engajados nas atividades propostas do artefato digital desenvolvido.



COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1672977 - JOAO PAULO GOIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2353089 - KATERINA LUKASOVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SANDRA PEREIRA GAMA - Univ Lisboa
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2127195 - ANDRE LUIZ BRANDAO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1762420 - KARLA VITTORI
Notícia cadastrada em: 26/03/2024 12:22
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