PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Sobre o Programa

O curso de pós-graduação foi criado pela Resolução ConsUni no. 35. O pedido de credenciamento foi enviado à CAPES em junho de 2010, e foi aprovado o curso de Mestrado Acadêmico pela CAPES em novembro de 2010, na 122a reunião do CTC-ES. A primeira turma de alunos iniciou as atividades em fevereiro de 2011. Em 2015 a Capes aprovou o curso de Doutorado, com primeira turma em Setembro de 2015.

O Programa de Pós-Graduação (cursos de mestrado e de doutorado) em Ciência da Computação da UFABC é acadêmico (stricto sensu) e não de especialização (lato sensu). Por ser uma Universidade Federal, o curso é gratuito (não há cobrança de mensalidade nem taxa de inscrição).

O regime quadrimestral de aulas exige grande dedicação acadêmica do aluno. As aulas ocorrem no período DIURNO, normalmente no período da TARDE, sendo que cada disciplina tem 4 horas/aula por semana em sala de aula  e é necessário tempo extra para se dedicar às demais atividades do curso.

Além das disciplinas, é necessário desenvolver trabalho de pesquisa, em tema definido em conjunto com seu orientador.

As BOLSAS DE ESTUDO são alocadas conforme a disponibilidade destas e seguindo a ordem de classificação dos candidatos que indicarem a intenção de usufruir de bolsa de estudos. Também existe a possibilidade de solicitar bolsas diretamente para a FAPESP.

As normas do Programa, publicado em 9 de junho de 2015 encontra-se neste link.

O normas antigas do Programa (para ingressantes anterior a 9 de junho de 2015 e que não optaram pelo  regimento vigente) encontra-se neste link.

Para outras dúvidas, consulte o nosso FAQ

Endereço Alternativo

Coordenação do Programa