UFABC › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Santo André, 18 de Abril de 2024

crhistian raffaelo baldo

CECS - CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
não informada
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Técnico Mecânico (1995), Engenheiro de Controle e Automação Industrial (UFSC, 2001), Mestre em Metrologia Científica e Industrial (UFSC, 2003), Doutor em Engenharia Mecânica (UFSC, 2008), Estágio Pós-Doutoral em Tomografia Computadorizada (TC) Industrial (KU Leuven, 2020). Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC): integra o corpo docente do curso de engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica (IAR); credenciado no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão da Inovação da UFABC. Formação sólida em engenharia dimensional e garantia da qualidade, particularmente em temáticas como: toleranciamento dimensional e geométrico (GD&T); ferramentas da qualidade (APQP, FMEA, PPAP); controle estatístico de processo (CEP) de fabricação e medição (PMAP: programa de garantia da qualidade das medições); avaliação da capabilidade de processo (ICP) de fabricação e medição; análise dos sistemas de medição (MSA, R&R); avaliação da incerteza de medição para grandezas mecânicas e elétricas com base no ISO GUM. Experiência em metrologia por coordenadas, a saber: estratégias e técnicas para calibração e verificação de máquinas de medição por coordenadas (CMM) conforme ISO 10360 e VDI/VDE 2617; preparação de estratégias e planos de medição; avaliação da incerteza de medição de características GD&T de peças prismáticas e de superfícies livres; medição dimensional de peças e inspeção de materiais por TC. Expertise na gestão de laboratórios acreditados pelo Inmetro (ISO/IEC 17025) nas grandezas: eletricidade; tempo e frequência; dimensional; força, torque e dureza; pressão e massa; temperatura e umidade. Participação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em instituições sediadas no Brasil (CERTI, UFSC, IPT) e no Exterior (WZL-RWTH Aachen; PTB Braunschweig; INMS-NRC Canada; IWF-TU Berlin; KOTEM Hungary; KU Leuven).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Engenharia Dimensional. Metrologia por Coordenadas. Tomografia Computadorizada. Rastreabilidade Metrológica. Garantia da Qualidade. Manufatura Avançada (Indústria 4.0). Engenharia Circular.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1575515014882260

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
UFABC
Campus Santo André
Sala
723-1
Telefone/Ramal
não informado
Endereço eletrônico
não informado

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3