UFABC › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Santo André, 29 de Março de 2024

wendel andrade alves

CCNH - CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
O grupo de pesquisa do Prof. W.A. Alves tem experiência em síntese e caraterização de nanocompósitos poliméricos, baseados em nanomateriais inorgânicos e peptídicos para imobilização de biomoléculas, no qual permite a investigação físico-química destes materiais visando aplicações na área de conversão de energia, farmacológica e industrial. Um amplo conjunto de ferramentas analíticas é empregado para trazer informações acerca das propriedades estruturais, reológicas e térmicas que, presumivelmente, guardam relação direta com as características químicas desenvolvidas na síntese dos materiais. Desta forma, o objetivo do grupo é obter diferentes arquiteturas supramoleculares com potenciais aplicações em energia/meio ambiente (fotossíntese artificial, fotocatálise e eletrocatálise) e saúde (estudo de agregação de peptídeos e proteínas, terapia fotodinâmica, liberação controlada e biodispositivos eletrônicos).
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Bacharel em Química Fundamental pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, em 1999, com Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade de São Paulo, SP, em 2001 e 2005 respectivamente. Doutorado Sanduíche no Exterior na Università degli Studi di Pavia, Itália, em 2004. Pós-Doutoramento em Físico-Química no Laboratório de Materiais Eletroativos do IQ/USP entre 2005 e 2006. Professor Visitante na Universidade de Missouri, Columbia, USA, em 2014. Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do ABC e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 1-D).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Atua na área de estudo de Polímeros, Química de Materiais, Colóides, Estudo de Agregação de Peptídeos e Proteínas, Biossensores e Dispositivos Eletrônicos.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7275057980870698

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
http://wendel.ufabc.edu.br
Sala
1045
Telefone/Ramal
não informado
Endereço eletrônico
wendel.alves@ufabc.edu.br

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3