Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 28 de Março de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Curso Livre - A História do Rock
Ano: 2018 Nº Bolsas Concedidas: 20 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 100
Período de Realização: 20/02/2018 a 20/12/2018
Área Principal: Cultura Área do CNPq: Outra
Unidade Proponente: CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
Espaços de Realização: Auditórios do Bloco Beta do Campus São Bernardo do Campo da UFABC
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PAAC 017/2017 - Submissão de propostas de ações culturais para 2018)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: CURSO
Tipo do Evento: Carga Horária: 45 Quantidade de Vagas: 100
E-mail do Responsável: leonardo.mello@ufabc.edu.br
Url da Acão: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/196

Resumo

Resumo: Curso sobre a história do rock ao longo do século XX.

Justificativa: O rock, além de ser um gênero musical multifacetado e de grande popularidade em todo mundo, também pode ser compreendido como um movimento cultural de grande impacto em nossa sociedade. Dessa forma, há muito interesse em conhecer melhor sua evolução, assim como discutir e tentar entender suas conexões e interações com os processos sociais, políticos, econômicos e culturais históricos, contemporâneos e futuros. A UFABC vem se configurando como um importante polo dessa discussão, como pode ser comprovado pelo sucesso das edições anteriores do curso, em 2016 e 2017.

Fundamentação teórica: O impacto cultural do rock na sociedade atual, no Brasil e no mundo, é incomensurável. Boa parte dos ícones culturais contemporâneos, dos Beatles a Nirvana, do Raúl Seixas ao Renato Russo no Brasil, são parte do rock. Uma simples pesquisa no Google Acadêmico da 993.000 resultados para "rock music", 584.000 para "rock and roll" nas diversas grafias (nem todos vinculados ao fenômenos musical), 526.000 para "pop music", 73.000 para Beatles, e até algo mais recente como "Grunge + Nirvana" da quase 3.000 menções (no Google normal da 1.450.000). Alguns tópicos que devem ser destacados são os vinculados às transformações da indústria cultural, o crescente volume de recursos investidos no mercado musical com as sucessivas mudanças ( LPs, casettes, CDs, walkmen e disc-men, mp3, etc), a criação de subculturas (hippies, punks, emos, p.ex), etc.

Metodologia: Encontros quinzenais para discutir a evolução da música rock e suas conexões com os diferentes movimentos culturais e sociais.

Instrumentos e critérios de avaliação dos alunos: Presença e participação ativa nos encontros quinzenais.

 


Programação

MÓDULO I – 1920-1960: DAS ORIGENS DO ROCK À SUA EXPLOSÃO

1 - Apresentação do curso: O que vamos ver nessa jornada roqueira em 2017, uma viagem geral e eclética sobre o rock. Panorama sobre as formas tecnológicas que acompanharam o mercado musical no século 20 (dos fonógrafos de cilindro ao streaming, passando por LPs, CDs, pirataria, cassetes,...)

2 - O começo do século 20 e o Blues: Apresentação das origens do Blues nos anos 1920, o revival dos anos 1950 e 1960 e o cult atual. Destaque para os elementos sociais e musicais do blues que influenciaram o rock e sua conexão com os roqueiros dos anos 60, 70 e 80.

3 - Anos 1950 e 1960, o começo do rock: Um passeio pelas influências (boogie woogie, blues, hillbilly...) e uma maior exploração sobre o desenvolvimento social e comercial que acompanhou o início da popularização do rock. Os principais artistas e aspectos relevantes sobre sua atuação.

4 - O começo do rock e a explosão da Beatlemania: O fenômeno da Beatlemania. Mods e rockers. A surf music e os Beach Boys. As grandes bandas inglesas. O folk-rock nos EUA e a eletrificação do folk com Bob Dylan; a British Invasion dos EUA

5- Flower Power, hippies e psicodelia: Sgt. Pepper e as transformações das grandes bandas. O Verão do Amor de San Francisco, o flower power, os grandes festivais e Woodstock. Os hippies. A resistência à guerra do Vietnã. Os primeiros virtuoses e o culto dos grandes guitarristas. O rock se espalha pelo mundo e chega ao Brasil: os Mutantes.

MÓDULO II – 1970-1980: AS EXPERIMENTAÇÕES E OS EXTREMOS DO ROCK 

6 - Peso, distorção e velocidade – Hard rock e Heavy metal: Exploração social e sonora sobre a introdução da distorção e da velocidade no rock, indo do hard rock nos 1970 aos extremos do heavy metal nos anos 1980 (NWOBHM, thrash, black, death...) 

7 - A experimentação  - prog e jazz rock: Misturas do rock com outros géneros: música erudita (clássica e contemporânea), jazz, folklore  e o reggae. O surgimento do progressivo, do jazz-rock, do ska, etc.

8 - A volta da simplicidade: dos revoltados aos brincalhões – punk e new wave: A revolução punk, suas variações e facetas. O contexto social, econômico e político. A simplicidade do New Wave. O surgimento e expansão da MTV.

9 - O mundo é um lugar difícil e pode acabar amanhã – post punk: Época de guerra fria e de visões apocalípticas. Movimentos como o pós-punk, new romantics, darks góticos. O rock ganhando o espaço nas rádios e na cultura pop.

10 - Rock para as massas e para os adultos: A geração hippie chega à maturidade. Os grandes espetáculos: o arena rock. Americana. Queen. O AOR. Entram os yuppies.

MÓDULO III – 1980-1990: AS MISTURAS, RELEITURAS E A TÉCNICA GANHANDO ESPAÇO NO ROCK

11 - A ética do Do it Yourself e o surgimento das gravadoras independentes: College rádios americanas, listas de independentes na Inglaterra; as grandes gravadoras perdem poder. C-86, shoegazers e o surgimento do indie.

12 - Distorção, energia e misturas: O metal e suas fusões nos anos 1980 e 1990 (rap, glam, etc.).

13 - O mundo é uma festa: das raves ao Britpop

14 - Os alternativos se tornam populares: o grunge, indie, lo-fi, punk-pop, e outros movimentos dos 90s.

15 - O mundo se rende ao rock: Rock no Brasil e no mundo.

 

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Discentes de graduação e pós-graduação; servidores docentes e técnico-administrativos


Externo:

Público em geral


Público Alvo Externo

Público em geral



Membros da Equipe

  LEONARDO FREIRE DE MELLO
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador(a)
  JOSE PAULO GUEDES PINTO
Categoria: DOCENTE
Função : Membro da Comissão Organizadora
  RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Categoria: DOCENTE
Função : Membro da Comissão Organizadora

  MARCOS VINICIUS PO
Categoria: DOCENTE
Função : Coordenador(a) Adjunto(a)
  GABRIELA LIMA SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : Discente Bolsista
  ANDRÉ DE JESUS TORRES
Categoria: DISCENTE
Função : Discente Bolsista

  GLÓRIA ELENA RIBEIRO ALFA SANTUCCI
Categoria: DISCENTE
Função : Discente voluntário(a)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3