A Coordenação do curso de PPGBTC (CoPG-BTC) recebe com frequência um conjunto de dúvidas e esclarecimentos pelos canais de comunicação. Neste sentido, a CoPG-BTC criou esta lista de perguntas frequentes com as devidas respostas para facilitar a divulgação de procedimentos aos discentes.
Vale destacar que, se as dúvidas não estiverem listadas aqui, consulte o PORTAL DA PROPG - PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES
A tabela com as aulas atuais está disponível na página principal da PROPG, link “Salas e Horários”.
Para efetivação da matrícula online (atendendo os prazos definidos no calendário acadêmico) através do Portal do Discente do SIGAA, é necessário que, após escolher as disciplinas de acordo com seu/sua Orientador(a) ou Coordenação, clique em “Realizar matrícula” e, em seguida, clique em “Confirmar Matrícula”, conforme instruções do Portal. Somente assim, o sistema liberará o comprovante de matrícula com a situação “submetida” e finalizará seu pedido de matrícula. Esta situação é alterada para “atendida” quando seu orientador a deferir.
Você deve solicitar matrícula fora do prazo, seguindo os procedimentos abaixo:
Sim, este procedimento é necessário para a manutenção do vínculo do aluno com a Pós-Graduação da UFABC. Alunos que não vão cursar nenhuma disciplina precisam realizar matrícula em todos os quadrimestres (ou semestre para os alunos de Mestrados Profissionais). Caso não vá cursar nenhuma disciplina, a matrícula deve ser feita em “Elaboração parcial de Dissertação/Tese”. O discente pode ser desligado do curso por não renovar matrícula conforme Regimento dos Cursos de Pós-graduação (art. 18, V.).
Nesse caso, não é necessário, pois a outra disciplina pretendida PROPG DA UFABC já serve para manter o vínculo do aluno ativo e sinalizar que você efetuou matrícula no período letivo.
Caso tenha recebido bolsa CAPES, mesmo que por pouco tempo, deverá cursar Estágio Docência I (mestrandos) ou, no caso de doutorandos, cursar Estágio Docência I e II.
É permitida a solicitação de trancamento e licença maternidade. As informações e procedimentos estão disponíveis na página da PROPG, link “Matrículas”, aba “trancamento de matrícula no curso”. Leia atentamente as normas do seu curso e o Regimento dos Cursos de Pós-graduação (em especial o art. 28). Em seguida, preencha o requerimento próprio com justificativa, anuência do seu orientador e protocole na secretaria. O pedido é analisado pela coordenação e, sendo aprovado, será publicado no Boletim de Serviço da UFABC. Não esqueça de se matricular após o término de seu trancamento.
Se a data de sua banca de defesa de Mestrado for posterior ao período de matrícula de ingresso no Doutorado, você será matriculado temporariamente no Mestrado. A partir do primeiro dia útil após a aprovação na defesa do Mestrado da UFABC, envie para matricula.propg@ufabc.edu.br uma cópia digitalizada da ata de defesa para agendarmos uma data para a matrícula no Doutorado. Caso o período de matrícula online estiver aberto, serão dadas as instruções para matrícula pelo SIGAA no primeiro período. Caso contrário, a matrícula será efetivada de forma manual. Não é possível deixar a matrícula para outro quadrimestre, a matrícula no Doutorado deve ser efetivada no quadrimestre previsto no Edital do processo seletivo em que o candidato foi aprovado.
Preencha o requerimento de desligamento do curso, disponível em https://propg.ufabc.edu.br/formulario/. Junte ao requerimento a identidade estudantil e o atestado de inexistência de pendências da Biblioteca e da Seção de Bolsas da ProPG. Caso não tenha mais a identidade estudantil, é necessário apresentar Boletim de Ocorrência.
Apresente-as ao(à) orientador(a) e caso ele/ela esteja de acordo, protocole seu pedido de aproveitamento de créditos na Secretaria da PROPG. Seu pedido será analisado pela Coordenação do seu Programa. O aproveitamento de disciplina cursada como aluno especial precisa ter conceito A ou B.
Não, o trancamento de matrícula não exige a atividade dentro do PPG.
A Resolução CPG Nº 83/2021, publicada no boletim de serviço no. 1083 (p. 30) Apresenta referências para estrutura de dissertação de Mestrado ou tese de Doutorado para obtenção de título na Pós-Graduação stricto sensu da UFABC. Além disso, é possível consultar guia de normalização de trabalhos acadêmicos e o da UFABC se encontra no site da biblioteca da UFABC.
Todas as orientações sobre o EXAME DE QUALIFICAÇÃO para o MESTRADO e DOUTORADO estão no regimento do PPGBTC (Resolução CPG Nº 58/2019 e Resolução CPG Nº 84/2021). A CoPG-BTC recomenda fortemente a leitura criteriosa para obter informações detalhadas sobre OBJETIVO, PRAZOS, BANCA EXAMINADORA, NORMAS, entre outras. Em síntese, A realização do exame de Qualificação deverá ocorrer em até 18 (dezoito meses) para o Mestrado e em até 30 (trinta meses) para o doutorado, a partir do ingresso no curso, de acordo com o histórico escolar do aluno.
Esta solicitação deve ser apresentada por email à CoPG-BTC, conforme orientações contidas na página de procedimentos da PROPG > Solicitação de Aproveitamento, Convalidação, Transferência de disciplinas e Atividades Complementares.
Em síntese:
1) O discente solicita por e-mail à CoPO-BTC, com cópia ao seu orientador, contendo o formulário preenchido, que pode ser encontrado em https://propg.ufabc.edu.br/formulario/ e os respectivos documentos comprobatórios;
2) No corpo do e-mail formal, o aluno deverá listar os itens indicando a proposta do número de créditos a ser computado, considerando a Portaria BTC No. 40 (Disponível em http://propg.ufabc.edu.br/ppgbtc > Documentos > Normas.