PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm
Grupos de Pesquisa (CNPq)

 

 Nesta seção são mostrados os grupos de pesquisa relacionados ao Programa, cadastrados na plataforma CNPq. 

 

 

 

 


 Instrumentação e Métodos Computacionais em Engenharia Biomédica

O grupo de pesquisa em instrumentação e métodos computacionais atua na integração de ferramentas práticas e teóricas na solução de problemas biológicos. O grupo tem realizado diversos trabalhos científicos e de desenvolvimento tecnológico no âmbito interdisciplinar e conta com um corpo de pesquisadores jovens e com grande versatilidade de formação. Destaca-se a produção do grupo com contribuições importantes em diferentes temas em engenharia biomédica, tais como: instrumentação biomédica e desenvolvimento de equipamentos médicos; análise multivariada de dados na área da saúde; processamento de sinais biomédicos e ferramentas clínicas; modelagem de sistemas biológicos; desenvolvimento de tecnologias assistivas para reabilitação.

 

LIDERES: Diogo Coutinho Soriano, Fernando Silva de Moura. 


Pesquisadores do PPGEBM:  Daniel Papoti, Erick Dario Leon Bueno de Camargo, Fernanda Nascimento Almeida, Harki Tanaka, João Loures Salinet Jr., Olavo Luppi Silva, Priscyla Waleska Targino Simões, Ana Carolina Quirino Simões, Maria Elizete Kunkel. 

 

 

 

 

 

 


 Ciência e Tecnologia de Biomateriais

 

LIDER: Sonia Maria Malmonge

 

Pesquisadores do PPGEBM: Andrea Cecília Dorion Rodas, Christiane B. Lombello, Juliana K. M. B. Daguano, Patricia Aparecida da Ana. 

 

  

 

 

 

 


 Informática em Saúde Pública

O Grupo de Pesquisa em Informática em Saúde Pública foi criado em 2018. Desde então, professores pesquisadores, colaboradores e diversos acadêmicos compõem o grupo e desenvolvem pesquisas voltadas a diversas temáticas da Informática em Saúde aplicada no âmbito da Saúde Pública. O Grupo de Pesquisa em Informática em Saúde Pública também desenvolve pesquisas juntamente com outros grupos UFABC, destacando-se o Grupo de Pesquisa Instrumentação e Métodos Computacionais em Engenharia Biomédica, também vinculado ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas; além de realizar colaborações com Grupos de Pesquisa no Brasil e no exterior; e interlocução por meio de ações com o serviço de Saúde Pública.

 

LIDERES: Priscyla Waleska Targino Simões, Harki Tanaka

 

 

 

 

 


 Biofotônica e Engenharia Biomédica

O presente grupo de pesquisa visa estudar as interações da luz com os tecidos biológicos, fármacos ou biomateriais com foco no desenvolvimento de novas tecnologias e/ou técnicas de diagnóstico, monitorização ou tratamento de diferentes patologias humanas, com enfoque principal em mínima intervenção e prevenção. Neste contexto, são desenvolvidos estudos in vitro, in vivo e clínicos que visem estabelecer protocolos mais eficientes, de menor custo e menos invasivos que os tradicionais métodos já empregados em ciências da vida. As tecnologias de ênfase de estudo neste grupo são: lasers em alta e baixa intensidades, terapia fotodinâmica antimicrobiana, tomografia por coerência óptica, espectroscopia vibracional e imageamento por fluorescência. 


LIDER: Patricia Aparecida da Ana

 

Pesquisadores do PPGEBM: Ilka Tiemy Kato. 

 

 

 

 


 

 

 Bioinformatics and Health Informatics Group

 

 

LIDER: Fernanda Nascimento Almeida

 

 


SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod