PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm
Estágio à docência

 Nesta seção são detalhadas as instruções aos discentes que farão a disciplina de ESTAGIO À DOCENCIA do PPGEBM. 

 

 



 

  •  Coordenador do PPGEBM ou docente do Programa indicado pela Coordenação.
 

 

 

  • O objetivo desta disciplina é contribuir para a formação do aluno de pós-graduação quanto à docência de nível superior. O estágio em docência pode incluir as seguintes atividades a serem realizadas pelo aluno:  
  • I- contribuir na elaboração do plano de curso e/ou de aula; 
  • II- preparar aulas teóricas e/ou práticas; 
  • III- ministrar aulas teóricas e/ou práticas, com o máximo de 30% da carga horária total da disciplina; 
  • IV- corrigir exercícios e/ou provas e 
  • V- acompanhar as avaliações de aprendizagem.
 
  • Carga hortária: 24 h (2 créditos).

  • A atividade do aluno é a realização do estágio em docência em alguma disciplina do curso de graduação da Engenharia Biomédica na UFABC. Para tanto, o aluno deverá apresentar um plano de trabalho sucinto descrevendo em qual disciplina pretende atuar e quais atividades pretende realizar, com respectivo cronograma. Este plano de trabalho deve ter a anuência do professor da disciplina que o aluno irá atuar e de seu orientador. 
  • Ao final do estágio na disciplina, o aluno deverá apresentar um relatório sucinto sobre suas atividades realizadas no estágio em docência.
 
  • Mais informações: Resolução do CONSEPE n.° 75 – Normatiza os procedimentos para realização de Estágio de Docência na Pós-Graduação.
 

 

A disciplina não possui atividade semanal em sala de aula.

 

Eventualmente são realizadas reuniões entre o docente responsável e os alunos matriculados para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.

 

No início do quadrimestre, o docente responsável encaminha email aos alunos matriculados esclarecendo o procedimento para o quadrimestre em questão e definindo o calendário para entrega do plano de trabalho e relatório final.

 

 

 


 

  • O aluno será avaliado pelo plano de trabalho e relatório de estágio apresentados, sendo que o relatório final deverá ser entregue com a avaliação do professor responsável pela disciplina.
 
 

 

 

 


 

 

  • MASETTO, M (org). Docência na Universidade. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 1998. 112 p.
  • CUNHA, MI. Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. 232 p.
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod