Eu, os jovens e o filosofar. Abecedário sobre um fazer filosófico.
Esse trabalho é sobre escuta, escrita e reflexão. Provocado por Gilles Deleuze, Jorge
Larossa e Karen Rechia, as palavras serão o mote central para a narrativa sobre uma prática
escolar não linear com foco na filosofia. Através dos registros das aulas que ministrei nos
anos de 2019 e 2020 elaborei uma espécie de diário. Este trabalho se propõe um relato
reflexivo sobre uma prática filosófica em um dos Ensinos Médios do Brasil, mais
especificamente de São Paulo. As narrativas estão organizadas por palavras em ordem
alfabética e/ou por data do acontecimento. As palavras são fruto das aulas e das reflexões
sobre ser professor de filosofia. O intuito dessa pesquisa foi expor dificuldades, fragilidades
e ideias que pudessem ser compartilhadas. Não são propostos modelos ou métodos incríveis
a serem seguidos. Aqui estão expressas ideias e experiências que podem ou não fazer sentido
para alguém. Esse relato tem como base as aulas dos anos citados acima, mas de algum
modo refletem os mais de vinte anos que vivi dentro de salas de aula no Ensino Médio.