PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/eco

Banca de QUALIFICAÇÃO: RUI HORTA DUPRAT

DISCENTE : RUI HORTA DUPRAT
DATA : 18/11/2019
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

TEORIA DOS JOGOS EVOLUCIONÁRIOS NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO

A atividade inovadora é uma rodeada de incertezas dada a imprevisibilidade existente nos diversos âmbitos da inovação, da pesquisa à aceitação social passando por todo o processo de desenvolvimento e disseminação.

Dado que inovar é uma atividade complexa e não aleatória, é necessário que as firmas busquem estratégias para inovação visando um posicionamento vantajoso nos mercados que atua. Definir como atuar e se posicionar é um processo dinâmico, evolutivo. Nesse sentido o trabalho irá abordar esse processo utilizando as ferramentas disponíveis pela teoria dos jogos evolucionários uma vez que nos permitem uma análise de seleção de estratégias onde as menos aptas são eliminadas em favor das mais bem-sucedidas.

Todos modelos matemáticos são limitados no sentido que englobam uma estrutura limitada de parâmetros. Os jogos evolucionários foram definidos pois permitem uma definição de racionalidade limitada para os jogadores e permitem uma análise mais próxima da realidade, diferenciando assim da teoria dos jogos tradicional e dos modelos baseados em agentes.

Essa pesquisa então se inicia com questionamentos encontrados nas firmas sobre quando devem inovar e qual a necessidade da formulação de uma estratégia de inovação para ter um posicionamento em um determinado mercado.

Presidente - Interno ao Programa - 1760509 - ANAPATRICIA DE OLIVEIRA MORALES VILHA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1318146 - MAXIMILIANO BARBOSA DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1771615 - BRUNO DE PAULA ROCHA