PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/eco

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR VINÍCIUS SALARO DE SOUSA

DISCENTE : ARTHUR VINÍCIUS SALARO DE SOUSA
DATA : 12/05/2023
LOCAL: SBC - Virtual

Transporte Ferroviário no Brasil: Um Estudo das Políticas de Governo e do Desempenho do Setor (1995-2014)

A Primeira Revolução Industrial revelou a importância de se obter um sistema de transporte nacional que pudesse contribuir para um novo sistema logístico mais eficiente não só de recursos e mercadorias manufaturadas em escalas cada vez maiores, mas que proporcionasse também de forma mais ágil o deslocamento de passageiros com necessidades diversas dentro de grandes faixas territoriais.

Dentro da história econômica e da teoria econômica, pensadores de diversas escolas trataram da questão, buscando trazer luz à importância do transporte ferroviário no processo de industrialização e desenvolvimento econômico. As experiências nas nações mais avançadas foram distintas com relação às políticas adotadas para expansão das ferrovias, e sob essa ótica é importante ressaltar os casos do Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e posteriormente Estados Unidos da América.

Esses pensadores analisaram temas como: a redução de custo logístico da indústria siderúrgica francesa com a chegada de novos canais e ferrovias concretizados pelo Estado francês para se obter investimento privado, promovendo concessões e subsídios; a variedade de políticas adotadas pelo Estado alemão para expansão do setor que ia desde puramente privado até construção, propriedade e operação pública; o auxílio do Estado russo junto ao setor financeiro e industrial para construção das ferrovias, possuídas e operadas pelo mesmo; e outros casos como o da Suécia e Japão.

Além disso, diversas linhas da teoria econômica utilizaram do tema para aplicação de suas metodologias e modelos de análise, como o caso estadunidense de expansão ferroviária no século XIX discutido por Arthur Twining Hadley, bem como os critérios de eficiência da rede de transportes construídos pelo alemão Carl Friedrich Wilhelm Launhardt em seu modelo.

No balanço histórico da trajetória do Brasil no que diz respeito ao setor de transporte, sobretudo às políticas implementadas para expansão das ferrovias que se iniciou no período imperial, passando pela primeira e segunda repúblicas, regime militar e período pós-redemocratização, é possível identificar toda metamorfose no setor causada por sucessivos planos realizados durante esse longo período. Essas foram motivadas por iniciativas inerentes ao processo de inovação do setor de transportes, crescimento da rede ferroviária em si, ou mesmo por readequação, renovação e encolhimento dos ramais existentes.

Importantes pensadores brasileiros da escola estruturalista revelaram a maior parte das razões do subdesenvolvimento brasileiro e de outras nações periféricas principalmente da América Latina. Celso Furtado e Nelson Werneck Sodré foram alguns dos nomes importantes, que em trechos específicos de suas obras, fizeram menção à questão do transporte e das ferrovias no processo de desenvolvimento brasileiro. O debate realizado por Roberto Simonsen e Eugênio Gudin, na publicação “A Controvérsia do Planejamento na Economia Brasileira”, deixou também evidente muitas das discordâncias entre os dois pensadores em diversos tópicos, explicitando um ponto em que puderam convergir em grande medida, a saber: a importância fundamental da expansão ferroviária para esse processo.

Particularmente neste trabalho pretendemos analisar as políticas de governo bem como o desempenho do setor ferroviário, principalmente no que se refere ao comportamento dos investimentos, a extensão da malha, o volume de transportes, bem como outras variáveis relativas ao setor, à luz do processo de privatização levada a cabo desde início dos anos 1990 até 2014.

Presidente - Interno ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2343571 - GABRIEL ALMEIDA ANTUNES ROSSINI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1580011 - VITOR EDUARDO SCHINCARIOL
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GUILHERME GRANDI - USP