PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/eco

Banca de DEFESA: MARIANA SILVA DE FREITAS

DISCENTE : MARIANA SILVA DE FREITAS
DATA : 29/11/2022
LOCAL: Sao Bernardo do Campos - Virtual

COVID-19 e a disparidade de gênero no mercado de trabalho brasileiro

A pandemia do Coronavírus-19 afetou significativamente a economia brasileira e seu mercado de trabalho, atingindo sobretudo os grupos demográficos mais vulneráveis. Esta dissertação teve dois objetivos principais. Primeiro, avalia-se as diferenças de desempenho entre homens e mulheres no mercado de trabalho brasileiro, tanto do ponto de vista da perda de emprego quanto das horas trabalhadas, utilizando os microdados trimestrais da PNAD-Contínua. A análise sugere que o ajuste foi desigual, tanto na ocupação como na jornada de trabalho. Encontrou-se um aumento estatisticamente significativo e duradouro do gap na ocupação entre homens e mulheres a partir do segundo trimestre de 2020, com destaque para o aumento mais pronunciado da desigualdade em famílias com crianças em idade escolar. Também há evidências de que o ajuste na margem intensiva foi maior entre as mulheres, com aumento expressivo do gap de gênero nas horas trabalhadas. Em segundo lugar, avalia-se se a crise afetou o emprego feminino de forma heterogênea. A análise sugere que as mulheres não brancas e as mães-solo tiveram um ajuste maior, sobretudo no nível de ocupação.

Presidente - Interno ao Programa - 1479413 - ANA LUISA GOUVEA ABRAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1963811 - RICARDO BATISTA POLITI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA LUIZA NEVES DE HOLANDA BARBOSA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1771615 - BRUNO DE PAULA ROCHA