PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/eco

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ GUSTAVO DA SILVA CATTARUZZI

DISCENTE : ANDRÉ GUSTAVO DA SILVA CATTARUZZI
DATA : 15/09/2022
LOCAL: Sala 208 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Os Efeitos da Pandemia de Covid-19 sobre o mercado bancário: um estudo sobre o estado de São Paulo

A difusão do Covid-19 impactou bruscamente as economias do mundo a partir do início de 2020. Medidas para aliviar o contágio implicaram o fechamento de diversas atividades econômicas, em um contexto de incerteza com relação a duração da pandemia. O setor bancário foi afetado em todo o mundo, mas não houve uma crise financeira nos moldes de 2008. A literatura para diversos países aponta que os empréstimos se recuperaram rapidamente, principalmente como fonte de liquidez para empresas. Outras modalidades de crédito foram reduzidas nessa fase inicial da pandemia, especialmente aquelas voltadas ao consumo. Esses empréstimos possivelmente foram financiados via forte de influxo de depósitos, observado no mesmo período. Este trabalho analisa o mercado bancário no estado de São Paulo, onde o comportamento apresentou padrão semelhante ao descrito acima. Os resultados indicam que bancos públicos não tiveram papel diferenciado no fornecimento de crédito e recepção de depósitos. O total de ativos e a capitalização impactaram negativamente sobre o crédito. Para os depósitos, as variáveis de total de ativos, capitalização e ativos líquidos impactaram positivamente a receptividade dos bancos no início da pandemia, comportamento condizente com busca por segurança por parte de depositantes.

Presidente - Interno ao Programa - 1771615 - BRUNO DE PAULA ROCHA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1479413 - ANA LUISA GOUVEA ABRAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2162610 - RICARDO BUSCARIOLLI PEREIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1318146 - MAXIMILIANO BARBOSA DA SILVA