PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/eco

Banca de DEFESA: EDNILSON ALVES DEO

DISCENTE : EDNILSON ALVES DEO
DATA : 17/05/2022
LOCAL: SBC

DESAFIOS DO ALTRUÍSMO BIOSFÉRICO PARA A ECONOMIA ECOLÓGICA

A preocupação com as questões ambientais é cada vez mais evidente, uma vez que a natureza não é capaz de se regenerar com a mesma velocidade com que são demandados os recursos naturais. O antropocentrismo, termo cada vez mais utilizado no meio cientifico, passou a ser uma marca da civilização humana, a qual convive permanentemente  com problemas ambientais. Para piorar a situação, os modelos da economia neoclássica não contemplam os custos ambientais, levando a crer que os recursos naturais são infinitos e que o planeta não possui limites físicos e ecossistêmicos, o que é obviamente inconcebível. A ideia de um crescimento econômico continuo e exponencial conflita com as questões ambientais, pois a economia é tão somente um subsistema de um sistema muito maior. Parece lógico que quando a economia, um subsistema aberto, cresce, isso pode passar a ser um problema, pois o planeta tem limites para crescer.  Portanto, o crescimento econômico continuo pode se tornar, incompatível com o planeta, e há indícios fortes de que chegamos nesse ponto. Isso nos leva a crer que estamos convergindo para o que podemos chamar de colapso ambiental.  O egoísmo nos torna incapazes de perceber isso, pois não nos permite refletirmos que somos tão somente uma pequena célula no organismo vivo chamado planeta, do qual outras criaturas também dependem. Esse egoísmo nos faz reservar a nossa afeição para as pessoas das quais gostamos, nos esquecendo que há ao nosso redor outros seres vivos que dependem da natureza que destruímos. Portanto, resolver os problemas ambientais passa também por resolver o problema do egoísmo, mesmo porque os problemas ambientais não se restringem apenas ao ser humano, mas se estendem para outras formas de vida. Este trabalho pretende apresentar uma forma de pensar as questões ambientais sobre a óptica do altruísmo biosférico,  abandonando o egoísmo institucionalizado, que é uma característica marcante de nossa sociedade antropocêntrica. Acreditamos que, mudando a forma de pensar em relação as questões ambientais, podemos mudar o cenário atual. Pretende-se através da educação ambiental propor essa mudança. Sendo assim, as escolas possuem papel fundamental, despertando o interesse para um comportamento mais altruísta. Nesse caso será possível transcender a ideia do indivíduo racional e auto interessado, que se preocupa com as questões ambientais apenas quando há uma percepção de riscos e ameaças relacionados ao seu próprio bem estar e ao de seus entes mais próximos, para agir além dessa fronteira egoísta. A conduta humana transcenderia assim para um sentimento de compaixão para com todos os seres vivos do planeta, considerando intrinsecamente o valor de cada  espécie no ecossistema bem como a natureza em sua essência.

Presidente - Interno ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2187282 - MANUEL RAMON SOUZA LUZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SOLANGE REGINA MARIN - UFSC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1760509 - ANAPATRICIA DE OLIVEIRA MORALES VILHA