PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/eco

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA JUSTO DE OLIVEIRA

DISCENTE : KARINA JUSTO DE OLIVEIRA
DATA : 07/03/2022
LOCAL: online

O SETOR DE SERVIÇOS INTENSIVOS EM CONHECIMENTO COMO POTENCIAL PROPULSOR DO CRESCIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO

O presente trabalho visa investigar o setor de serviços intensivos em conhecimento (KIBS) como impulsionador do crescimento no contexto da economia brasileira. Desta forma, é exposto a abordagem do economista Nicholas Kaldor, através das leis de Kaldor, que considera a indústria como propulsora das taxas de crescimento econômico e da produtividade, no entanto, com o desenvolvimento de novos setores e o processo de desindustrialização, o crescimento econômico através da indústria como motor tem sido mais árduo a partir dos anos 1990. Como objetivo, busca-se contextualizar o setor de KIBS como alternativa ao crescimento e a relação do setor com a manufatura, produtividade e inovação, além de expor o cenário de KIBS na economia brasileira a partir dos anos 90, o resultado preliminar é que o setor apresenta grau de escolaridade dos trabalhadores formais mais qualificado que os trabalhadores dos outros setores, com salários nominais mais elevados. Ademais, é um setor que permeia os insumos para a produção dos outros setores econômicos.

Presidente - Interno ao Programa - 323.442.728-36 - GUILHERME RICCIOPPO MAGACHO - FGV
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2206863 - PATRICIA HELENA FERNANDES CUNHA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - NELSON MARCONI - FGV
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1675686 - FABIO HENRIQUE BITTES TERRA