PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/eco

Banca de DEFESA: FELIPE ROMERA PEREIRA

DISCENTE : FELIPE ROMERA PEREIRA
DATA : 26/03/2021
LOCAL: sbc

OS PROGRAMAS DE MESTRADO EM ECONOMIA NO BRASIL SÃO PLURALISTAS? –  UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS E DAS DISSERTAÇÕES

Este trabalho analisa os programas de mestrado em economia no Brasil e classifica estes em ortodoxos, pluralistas ou heterodoxos, com algumas variantes intermediárias. Para realizar essa classificação, inicialmente analisou-se cada disciplina obrigatória (exceto as de matemática, estatística ou econometria) que os programas oferecem; posteriormente, foram analisadas as dissertações produzidas recentemente por seus alunos, permitindo efetuar uma avaliação geral de cada programa. No total foram analisadas 162 ementas e 270 dissertações. Para classificar as ementas, construiu-se uma lista de quais assuntos são considerados heterodoxos e quais ortodoxos nas duas disciplinas mais comuns, macroeconomia e microeconomia. Por fim, o trabalho comparou o estudo de outros acadêmicos que fizeram o mesmo trabalho de catalogar os programas brasileiros e encontra resultados diferentes dada que a metodologia de classificação utilizada foi diferente. Nas considerações finais sugere motivos para as diferenças encontradas e levanta questões para trabalhos futuros.

Presidente - Interno ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2187282 - MANUEL RAMON SOUZA LUZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO SUPRIMYAK - UFMG
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1147580 - DANILO FREITAS RAMALHO DA SILVA