OS PROGRAMAS DE MESTRADO EM ECONOMIA NO BRASIL SÃO PLURALISTAS? – UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS E DAS DISSERTAÇÕES
Este trabalho analisa os programas de mestrado em economia no Brasil e classifica estes em ortodoxos, pluralistas ou heterodoxos, com algumas variantes intermediárias. Para realizar essa classificação, inicialmente analisou-se cada disciplina obrigatória (exceto as de matemática, estatística ou econometria) que os programas oferecem; posteriormente, foram analisadas as dissertações produzidas recentemente por seus alunos, permitindo efetuar uma avaliação geral de cada programa. No total foram analisadas 162 ementas e 270 dissertações. Para classificar as ementas, construiu-se uma lista de quais assuntos são considerados heterodoxos e quais ortodoxos nas duas disciplinas mais comuns, macroeconomia e microeconomia. Por fim, o trabalho comparou o estudo de outros acadêmicos que fizeram o mesmo trabalho de catalogar os programas brasileiros e encontra resultados diferentes dada que a metodologia de classificação utilizada foi diferente. Nas considerações finais sugere motivos para as diferenças encontradas e levanta questões para trabalhos futuros.