PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/eco

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCUS VINICIUS BERGAMASCHI

DISCENTE : MARCUS VINICIUS BERGAMASCHI
DATA : 16/09/2020
LOCAL: SBC

Pluralismo e pluralidade nos campos de pesquisa sobre formato das funções de descontos intertemporais.

De acordo os proponentes do pluralismo em economia, um dos requisitos para que a ciência econômica possa ser considerada genuinamente pluralista é a pluralidade metodológica (Caldwell, 1994; Hands, 2001; Davis, 2006 e 2007; Dow, 2004 e Arnsperger e Varoufakis, 2008).  A atitude da economia comportamental contribuiria nesse sentido, por ser um campo de pesquisa interdisciplinar, entre a ciência econômica e a psicologia; sua crescente aceitação permite afirmar que faz parte dos diversos grupos de pesquisadores que compõem o mainstream econômico do século XXI (Dow, 2008). Algumas questões poderiam ser feitas em relação a estes temas destacados. Será que a relevância da economia comportamental, referente a como indivíduos trazem valores futuros em termos presentes em situações de incerteza, que permitiu uma pluralidade aplicações de suas ideias poderia ter dado origem a um campo de estudos pluralista no mainstream? Em caso de resposta positiva, no que este debate sobre o formato de funções de desconto intertemporais pode iluminar discussões sobre o pluralismo econômico? Haveria como mensurar este possível nível de pluralismo econômico, separando componentes detentores apenas de pluralidade dos pluralistas, por meio da análise de suas aplicações em diversos campos de pesquisa econômica?      Para contribuir nesta discussão, tentando fornecer uma ótica da metodologia econômica sobre o assunto, este trabalho se propõe a analisar estes temas por meio de alguns métodos do pluralismo econômico a luz de trabalhos teóricos e empíricos, tanto da economia comportamental quanto dos modelos aos quais ela busca se contrapor e dos trabalhos de demais áreas de pesquisa que contemplaram este debate.

Presidente - Interno ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2187282 - MANUEL RAMON SOUZA LUZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROBERTA MURAMATSU - UPM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1147580 - DANILO FREITAS RAMALHO DA SILVA