PPGPPU PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgppu

Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA FERRARI ABUD

DISCENTE : SILVIA FERRARI ABUD
DATA : 29/11/2019
LOCAL: sala S24, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Ativismo Burocrático:  A atuação da burocracia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Este trabalho investiga as relações entre burocracia e política na administração pública, mais especificamente, o papel da burocracia como ator politico. Diferente do que se pretente pela separação análitica entre política e administração, os burocratas não são neutros, são dotados de interesses próprios. Com base no referencial teórico sobre as relações entre política e administração e sobre ativismo burocrático, objetiva-se entender como ocorre o ativismo burocrático na administração pública, quais são suas características e quais são as estratégias dos burocratas para influenciar um desenho de políticas públicas. Para a literatura sobre ativismo burocrátivo, diferentemente da literatura sobre Public Choice (escolha pública), burocratas atuam politicamente em prol de outros interesses, para além da maximização de seu poder e seus recursos. Estes outros interesses seriam a incidência em um determinado desenho de políticas públicas com base em um conjunto de valores que entendem como corretos. Para a consecução deste fim, será realizado um estudo de caso sobre a burocracia estabelecida no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), especialmente, após a criação das carreira, em 2006, de Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais, adotando-se, como possível recorte de estudo, a tentativa de violação de dados pelo Ministério da Educação e o papel da resistência burocrática.

Presidente - Interno ao Programa - 992.635.217-00 - BENI TROJBICZ - UFABC
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3126381 - CATARINA IANNI SEGATTO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIZE MASSARD DA FONSECA - FGV
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1760989 - VITOR EMANUEL MARCHETTI FERRAZ JUNIOR