Poder Local, democracia e território: o que pode ser aprendido com a experiência do CEU das Artes Jardim Ana Maria
A segunda metade do século XX caracteriza-se pela expansão de regimes democráticos na América Latina. No Brasil esse período inicia-se a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. 30 anos depois esse mesmo país encontra-se em meio à uma crise política e econômica à qual favorece o aumento de cidadão indiferentes ao regime de governo, e a diminuição do apoia à Democracia. Essa tese se propõe a olhar para o estudo de políticas públicas a partir da sociedade civil, a fim de verificar como práticas locais podem contribuir para o debate atual sobre a crise democrática no Brasil. Ainda que diversos trabalhos no campo de públicas discutam como experiências locais de gestão contribuem para a agenda de estudos sobre poder local e participação, esse estudo se propõe a investigar como essas práticas podem lançar luz a possíveis caminhos alternativos para enfrentar a realidade política atual. A partir da relação Estado-Sociedade existente na produção de políticas públicas de cultura, essa dissertação visa realizar um estudo de caso sobre o CEU das Artes Jardim Ana Maria, em Santo André, São Paulo, a fim de verificar se a forma como são desenvolvidas as práticas nesse equipamento, bem como a organização dos atores envolvidos, podem contribuir para o debate de fortalecimento da democracia a partir da dimensão local/territorial.