ENTRE DIRETRIZES E REALIDADES: A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO PAULISTA
A implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Brasil, conforme a Lei nº13.415/2017, é um marco na política educacional, mas enfrenta desafios significativos. Estudos anteriores apontam que as capacidades estatais e as trajetórias políticas anteriores influencia a implementação dessa reforma. No entanto, o papel das lideranças políticas, dos burocratas e outros atores deve ser investigado. O objetivo da pesquisa é analisar como as capacidades estatais, trajetórias políticas, atuação de líderes, burocratas e outros atores-chave influenciaram a implementação do NEM. A pesquisa se baseará na análise do caso do Estado de São Paulo, que possui maiores capacidades e trajetória anterior na implementação de reformas no ensino médio, a partir de uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de análise documental de leis, diretrizes curriculares e planos de implementação, além de entrevistas com gestores, acadêmicos, docentes e representantes de organizações relevantes. A análise será feita por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Espera-se que a pesquisa revele como as diferentes capacidades, trajetórias e as interações entre os diferentes níveis de governo e os atores sociais moldam a implementação da reforma.