PPGPPU PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgppu

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE PALMA DA SILVA

DISCENTE : FELIPE PALMA DA SILVA
DATA : 08/05/2024
LOCAL: Sala 211 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Organizações de catadores e políticas públicas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos: estudo de caso da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ribeirão Pires (COOPERPIRES)

A Lei Federal 12.305/2010, Política Nacional de Resíduos Sólidos, norteia a gestão integrada e o gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), que por sua vez são um serviço público de responsabilidade dos municípios. Dessa forma, o município tem a responsabilidade desde a coleta até a disposição final de RSU, de uma maneira ambientalmente segura. Buscando entender como a gestão dos resíduos sólidos urbanos é feita, essa dissertação visa a elaboração de um estudo de caso sobre a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ribeirão Pires (Cooperpires), onde será analisada a política municipal de contratação da cooperativa para a prestação de serviços relacionados à coleta, triagem e comercialização de RSU recicláveis. Será abordado como essa contratação ocorreu, os atores envolvidos e, o grau de protagonismo e subordinação desses atores (relações de poder). Para delimitar e focar o estudo de caso dessa maneira, será utilizado como referencial teórico o modelo de coalizões de defesa de Sabatier e Jenkins-Smith, considerado adequado para organizar a observação em grupos de atores em subsistemas de política pública e classificá-los de acordo com as suas visões em relação à política, bem como seu papel na ampliação, estabilização ou reversão na adoção dessa política.  O método de trabalho proposto para essa pesquisa incluiu pesquisa bibliográfica, análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com uma amostra de atores atuantes na política de resíduos sólidos urbanos do município de Ribeirão Pires.

Presidente - Interno ao Programa - 1947257 - ADALBERTO MANTOVANI MARTINIANO DE AZEVEDO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1263030 - KLAUS FREY
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JUTTA GERTRUD ANNA GUTBERLET - UNIVIC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2226636 - MARIA LUIZA LEVI PAHIM