PPGPPU PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgppu

Banca de DEFESA: CÂNDIDO JOSÉ GUNZA

DISCENTE : CÂNDIDO JOSÉ GUNZA
DATA : 22/02/2024
LOCAL: REMOTO

Desafios enfrentados pelos diretores das instituições superiores públicas de educação em Angola: um olhar sobre as políticas de investigação científica no contexto da Lei de Bases do Sistema de Ensino

A Lei de Base do Sistema da Educação (LBSE) angolana estabelece direcionamentos a serem atendidas no ensino superior. Essa lei vai trazer diretrizes que devem ser alcançadas por meio da implementação de políticas públicas educacionais nesse subsistema de ensino relativamente a investigação cientifica (Pesquisa) enquanto um dos três pilares da formação superior propriamente, ou seja, segundo maior pilar fundamental desse subsistema de ensino. Portanto, na secção VIII, sobre Objetivos Gerais e Estrutura do Subsistema de Ensino Superior, os artigos 61,63,65 e 70 da LBSE afirmam que o subsistema de Ensino Superior, por meio das instituições de ensino, visa a formação de quadros e técnicos de alto nível, a promoção e realização de investigação científica, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do País, assegurando-lhes uma sólida preparação científica, técnica, cultural e humana .Diante disso, a nossa preocupação está voltada nas estruturas do ensino superior em Angola. Propriamente, as instituições superiores voltadas ao ensino de educação. Que são: “As escolas superiores pedagógicas e os Institutos superiores pedagógicos”, na qual estamos a olhar pelos gestores especificamente, os diretores gerais em que nos focaremos em responder a seguinte questão norteadora: Quais os principais desafios identificados pelos diretores gerais das Instituições superiores, no processo de implementação das políticas educacionais de Investigação científica enquanto uma das diretrizes estabelecida pela Lei de Base do Sistema de Ensino? Assim, a pesquisa estabelece como objetivo geral, analisar os principais desafios identificados pelos diretores gerais das Instituições superiores, no processo de implementação das políticas educacionais de Investigação científica enquanto uma das diretrizes estabelecida pela Lei de Base do Sistema de Ensino.  Utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa, tendo como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, documental, e principalmente a aplicação de questionário, para a análise de todos os dados coletados utilizamos o método análise de conteúdo.

Presidente - Interno ao Programa - 2187287 - SALOMAO BARROS XIMENES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3297728 - CAROLINA MARTINS MARINHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANDRÉIA CARDOSO SILVEIRA - UNILAB
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2226636 - MARIA LUIZA LEVI PAHIM