PPGPPU PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgppu

Banca de DEFESA: WALTON NASCIMENTO DA TRINDADE

DISCENTE : WALTON NASCIMENTO DA TRINDADE
DATA : 09/02/2024
LOCAL: Sala 205 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

Estudantes trabalhadores: um estudo sobre fruição no ensino superior entre alunos da Universidade Federal do ABC

Este trabalho tem como objetivo analisar as razões e os impactos da simultaneidade entre trabalho e estudo no ensino superior, tendo como foco os estudantes da Universidade Federal do ABC. Para isso, o trabalho se baseia em conceitos teóricos de transição, trajetória e desafios simbólicos, e em dados empíricos obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. O trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro apresenta os conceitos que possibilita compreender as relações entre trabalho e estudo, bem como as expectativas e os projetos de vida desses estudantes, que enfrentam diversas transições entre os diferentes níveis de ensino e entre o trabalho e a universidade, o segundo discute a expansão do ensino superior no Brasil e os desafios de permanência dos estudantes; e o terceiro analisa os perfis, as motivações e as consequências da simultaneidade entre trabalho e estudo na fruição universitária dos estudantes da UFABC. O trabalho busca contribuir para o debate sobre a democratização do ensino superior e a gestão universitária no Brasil.

Presidente - Interno ao Programa - 2226636 - MARIA LUIZA LEVI PAHIM
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2081225 - FERNANDA GRAZIELLA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2419487 - ROBERTA GUIMARAES PERES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1947257 - ADALBERTO MANTOVANI MARTINIANO DE AZEVEDO