Estudantes trabalhadores: um estudo sobre fruição no ensino superior entre alunos da Universidade Federal do ABC
Este trabalho tem como objetivo analisar as razões e os impactos da simultaneidade entre trabalho e estudo no ensino superior, tendo como foco os estudantes da Universidade Federal do ABC. Para isso, o trabalho se baseia em conceitos teóricos de transição, trajetória e desafios simbólicos, e em dados empíricos obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. O trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro apresenta os conceitos que possibilita compreender as relações entre trabalho e estudo, bem como as expectativas e os projetos de vida desses estudantes, que enfrentam diversas transições entre os diferentes níveis de ensino e entre o trabalho e a universidade, o segundo discute a expansão do ensino superior no Brasil e os desafios de permanência dos estudantes; e o terceiro analisa os perfis, as motivações e as consequências da simultaneidade entre trabalho e estudo na fruição universitária dos estudantes da UFABC. O trabalho busca contribuir para o debate sobre a democratização do ensino superior e a gestão universitária no Brasil.