PPGPPU PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgppu

Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLE CUSTODIO PABST

DISCENTE : MICHELLE CUSTODIO PABST
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Sala 206 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Política pública de atenção ao parto e nascimento na cidade de São Paulo: a Casa do Parto de Sapopemba como equipamento de prevenção e combate à violência obstétrica

A dissertação apresenta a política de atenção ao parto e nascimento na cidade de São Paulo, através do atendimento realizado pela Casa do Parto de Sapopemba, que busca se consolidar como uma das referências do SUS para o parto humanizado na cidade. O trabalho está organizado a partir da análise da teoria de gênero, em como o gênero se articula nas relações de poder e passa a ser utilizado como estratégia de dominação sobre os corpos femininos e utiliza a violência de gênero para se consolidar; a violência obstétrica enquanto violência institucional, presente na assistência ao parto e nascimento no Brasil; apresentação da política de atenção ao parto e nascimento no país e o modelo de atenção na cidade de São Paulo, investigando se esse modelo privilegia as Casas de Parto enquanto estratégia de combate à violência obstétrica; e o trabalho de campo, buscando compreender o trabalho realizado pelo equipamento de saúde, a partir de suas estratégias de funcionamento e traçando elementos que favoreçam a consolidação do serviço prestado no âmbito do SUS.

Presidente - Interno ao Programa - 2226636 - MARIA LUIZA LEVI PAHIM
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2222046 - ALESSANDRA TEIXEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2419487 - ROBERTA GUIMARAES PERES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1533353 - REGIMEIRE OLIVEIRA MACIEL