PPGPPU PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgppu

Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEBER FERREIRA DO ESPIRITO SANTO

DISCENTE : KLEBER FERREIRA DO ESPIRITO SANTO
DATA : 11/12/2023
LOCAL: Virtual

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DA ADOÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO (SIG) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

A presente dissertação realiza uma análise sobre a implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) na UFABC no período de 2015 a 2020, visto como uma inovação no setor público, sob a perspectiva dos implementadores e dos atores da comunidade acadêmica afetados, tendo como foco a difusão do SIG da UFRN. O propósito da pesquisa é apresentar e analisar as especificidades da escolha, difusão e implantação do SIG em uma universidade federal de ensino sob a ótica de teorias selecionadas sobre implementação de politicas públicas. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, na qual foi utilizada pesquisa bibliográfica, documental, e empregou-se a técnica de análise de conteúdo. Para isso, compreende um estudo sobre inovação, difusão e a Tecnologia de Informação (TI) que provocam mudanças na sociedade e nas instituições públicas de ensino. Nas instituições de ensino, as ferramentas de TI estão cada vez mais presentes, por meio de inovação, difusão ou adoção de inovações já utilizadas, visando beneficiar os usuários com acesso a informações, de forma mais rápida e com confiabilidade. Um desses recursos tecnológicos são os sistemas de informação, uma inovação tecnológica que visa facilitar a vida acadêmica e administrativa. E também exigem novas capacidades dos usuários, transformam as formas costumeiras de executar diversas atividades e são avaliados em função da percepção de cada ator afetado, algumas vezes de forma negativa. Para a Universidade Federal do ABC responder as demandas do século atual é imprescindível alcançar os patamares de eficácia e eficiência das universidades mais desenvolvidas. Isso porque a gestão das atividades de uma universidade é complexa, e é necessária essa reformulação nos seus processos, sistemas e na forma de trabalhar. Para esse estudo utilizou-se como base os referenciais teóricos dos estudos sobre Inovação, Difusão de Políticas Públicas e dos estudos da Difusão de Inovação, que complementam a análise pretendida.

Presidente - Interno ao Programa - 1947257 - ADALBERTO MANTOVANI MARTINIANO DE AZEVEDO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2187201 - LUCIO NAGIB BITTENCOURT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCOS PAULO FUCK - UFPR
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA