PPGPPU PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgppu

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO CESAR MARINHO RODRIGUES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAIO CESAR MARINHO RODRIGUES DE SOUZA
DATA : 30/10/2023
LOCAL: Sala 209, do Bloco Zeta, do Campus São Bernardo do Campo, da Universidade Federal do ABC

Percursos da Internacionalização do Ensino Superior: Discussões em torno da agenda recente brasileira e possíveis caminhos pós-pandemia.

A tese de doutorado, consiste em analisar a agenda e ciclo das políticas públicas no contexto da internacionalização do Ensino Superior Brasileiro (ESB) no recorte de 1985 até 2023. O estudo aborda a evolução da temática, como dos temas da Internacionalização em Casa (IeC) e do Currículo (IdC) nos processos decisórios, mapeando os fluxos das políticas e principais atores envolvidos. Além disso, é apresentado um estudo comparativo com a Espanha, país membro do programa ERAMUS+ da União Europeia. Através das informações sintetizadas, a pesquisa trabalha em cima da hipótese da existência de uma policy window, janela de oportunidade de política, no pós-pandemia do COVID-19. Nesse contexto, são apresentados questionamento em torno de caminhos de possíveis incremento das políticas públicas e programas de internacionalização por meio do ensino híbrido na agenda, questionando se esse modelo pode contribuir com uma possível democratização de oportunidades internacionais de ensino no Brasil, e fortalecer estratégias domésticas frente ao mercado global de internacionalização.

Presidente - Interno ao Programa - 1688193 - ARTUR ZIMERMAN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 186.517.928-08 - RICARDO CENEVIVA - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARLIZE RUBIN-OLIVEIRA - UTFPR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARÍA MATARRANZ GARCÍA