Percursos da Internacionalização do Ensino Superior: Discussões em torno da agenda recente brasileira e possíveis caminhos pós-pandemia.
A tese de doutorado, consiste em analisar a agenda e ciclo das políticas públicas no contexto da internacionalização do Ensino Superior Brasileiro (ESB) no recorte de 1985 até 2023. O estudo aborda a evolução da temática, como dos temas da Internacionalização em Casa (IeC) e do Currículo (IdC) nos processos decisórios, mapeando os fluxos das políticas e principais atores envolvidos. Além disso, é apresentado um estudo comparativo com a Espanha, país membro do programa ERAMUS+ da União Europeia. Através das informações sintetizadas, a pesquisa trabalha em cima da hipótese da existência de uma policy window, janela de oportunidade de política, no pós-pandemia do COVID-19. Nesse contexto, são apresentados questionamento em torno de caminhos de possíveis incremento das políticas públicas e programas de internacionalização por meio do ensino híbrido na agenda, questionando se esse modelo pode contribuir com uma possível democratização de oportunidades internacionais de ensino no Brasil, e fortalecer estratégias domésticas frente ao mercado global de internacionalização.