PPGPPU PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgppu

Banca de QUALIFICAÇÃO: SORAIA JANUARIA DOS SANTOS

DISCENTE : SORAIA JANUARIA DOS SANTOS
DATA : 17/08/2023
LOCAL: Sala 209 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

ANÁLISE DA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS E COMBATE À FOME NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS (2010-2022)

Para conter o avanço do desperdício de alimentos, vêm tendo acesso à agenda governamental Políticas Públicas que visam minimizar o impacto ambiental, econômico e social causado pelo descarte de alimentos como resíduos sólidos e também se tornar instrumentos para combater a fome. Essas políticas vêm sendo formuladas em diversos níveis de governo, e geralmente envolvem articulação intersetorial. Com foco nesse tema, o objetivo geral do presente estudo é analisar a formulação de políticas públicas através do Modelo de Coalizão de Defesa de Paul Sabatier e colaboradores, para saber como diferentes grupos de interesses, incluindo empresas, organizações da sociedade civil e governo, atuam para influenciar as diretrizes dessas políticas públicas. Para isso, será realizado estudo de caso das políticas públicas e programas voltados para redução do desperdício de alimentos e combate à fome no município de Guarulhos. O período analisado é de uma década, conforme sugere o modelo de Coalizão de Defesa, e abrange desde a criação do COMSAN de Guarulhos (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), em 2010, até 2022. Os objetivos específicos são: 1. Identificar as políticas públicas, programas e ações existentes na cidade, voltadas para a redução do desperdício de alimentos no período; 2. Analisar como as coalizões se organizam para influenciar a opinião pública e os decisores políticos, utilizando diferentes estratégias, como lobbies e campanhas de mídia social, para alcançar seus objetivos; 3. Analisar como as políticas de incentivo à doação de alimentos podem ser adaptadas às diferentes realidades socioeconômicas e culturais, bem como às diferentes condições de infraestrutura e logística em cada região; 4. Analisar como as políticas públicas podem ser integradas de maneira mais eficaz e identificar oportunidades de melhoria para regulamentação da política pública de combate ao desperdício de alimentos. Espera-se que com o resultado desta pesquisa, seja possível interpretar se houve interferências decorrentes de mudanças políticas na gestão municipal e compreender a capacidade de influência das coalizões participantes para criação e manutenção de programas. A metodologia proposta para essa pesquisa incluiu pesquisa bibliográfica, análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com uma amostra de atores atuantes na política.

Presidente - Interno ao Programa - 1947257 - ADALBERTO MANTOVANI MARTINIANO DE AZEVEDO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2187201 - LUCIO NAGIB BITTENCOURT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SYLMARA LOPES FRANCELINO GONÇALVES DIAS - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2226053 - IVAN FILIPE DE ALMEIDA LOPES FERNANDES