PPGPPU PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgppu

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA PENELUPPI MELLO

DISCENTE : BRUNA PENELUPPI MELLO
DATA : 08/11/2022
LOCAL: REMOTO

“O fundamental é manter a aprendizagem”: a política curricular da cidade de São Paulo na crise pandêmica de 2020-2021

Considerando o debate acerca das reformas gerenciais na educação, o discurso da racionalização e modernização dos procedimentos adotados na organização escolar, o presente trabalho pretende analisar as práticas mobilizadas nas escolas a partir das orientações normativas nacionais e locais do município de São Paulo para as políticas educacionais no contexto emergencial da pandemia de COVID-19, com ênfase nas orientações curriculares emanadas entre 2020 e 2021. São objetivos específicos do trabalho aprofundar o debate teórico sobre a perspectiva gerencial na formulação e implementação de políticas educacionais, com enfoque na compreensão da noção de “objetivos de aprendizagem” e nas implicações disso nas políticas curriculares implantadas no Brasil desde a edição da BNCC, tendo como campo de análise o município de São Paulo; mapear e analisar as orientações normativas nacionais e locais do município de São Paulo para as políticas educacionais no contexto emergencial da pandemia de COVID-19, com ênfase nas orientações curriculares emanadas entre 2020 e 2021; registrar e analisar os debates e tensões ocorridos na rede pública educacional do município de São Paulo sobre a adoção de estratégias de garantia dos objetivos de aprendizagem no contexto emergencial da pandemia de COVID-19; compreender de que forma os objetivos de aprendizados expressos pelos documentos curriculares afetaram a noção de Educação e de gestão escolar em tempos de crise, enfocando o caso da resposta educacional do município de São Paulo à pandemia de Covid-19.

Presidente - Interno ao Programa - 2187287 - SALOMAO BARROS XIMENES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2226636 - MARIA LUIZA LEVI PAHIM
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2139326 - FERNANDO LUIZ CASSIO SILVA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1493200 - CAROLINA GABAS STUCHI