CAPITAL CULTURAL E O PROUNI: análise do desempenho dos bolsistas em meio ao prestígio do curso.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi implementado em 2005. A pesquisa tem por objetivo entender de que maneira o capital cultural afeta o desempenho do bolsista. As pesquisas que buscaram mensurar o desempenho do bolsista têm apresentado evidências de um resultado melhor dos bolsistas sobre os não bolsistas, o que tem se mostrado um contraponto à teoria da reprodução social. Para a realização da análise, analisaremos os microdados dos cursos onde houve a aplicação do ENADE, realizado no ano de 2018, em âmbito nacional. A escolha do ano teve como critério a escolha por cursos onde há a maior distribuição de bolsas do programa. Para mensurar o desempenho dos alunos utilizaremos o resultado da prova específica. Para identificar a transmissão de capital cultural, utilizaremos a escolaridade dos pais e se algum indivíduo concluiu o ensino superior. Como forma de mensurar o capital cultural individual, analisaremos a quantidade de livros lidos pelos estudantes e a realização de cursos de idiomas estrangeiros. Para mensurar o nível de conhecimento dos estudantes sobre o sistema de ensino, utilizaremos o motivo da escolha do curso e a escolha da instituição de ensino superior.