PROFMAT MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 4996-0067-/0067 http://propg.ufabc.edu.br/ppgprofmat

Banca de DEFESA: JULIANA LOPES RESENDE

DISCENTE : JULIANA LOPES RESENDE
DATA : 11/11/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Funções Exponenciais e Logarítmicas

Iniciamos este trabalho pelo desenvolvimento histórico e motivações que promoveram a evolução dos cálculos pertinentes às funções exponenciais e logarítmicas. Abordamos definições e propriedades com formalidade e as funções foram caracterizadas e organizadas de maneira lógica. Definimos o número $e$, destacando que a função logarítmica nesta base se manifesta com naturalidade em variadas situações cotidianas. O formato adotado possibilita a construção gráfica e a modelagem de fenômenos através da definição e estudo de suas características. Para tanto, realizamos a modelagem de alguns problemas para os quais sugerimos um tratamento interdisciplinar, com o intuito de tornar o conteúdo interessante e até lúdico para os discentes, como a desintegração radioativa do carbono-14, utilização da Escala Richter, aplicações financeiras a juros compostos e resfriamento de corpos. Apresentamos, no encerramento, tabelas de logaritmos naturais e decimais, e sua utilização no cálculo de expressões numéricas, além de teoremas consideráveis no desenvolvimento das demonstrações realizadas.

Presidente - Interno ao Programa - 1912342 - ANA CAROLINA BOERO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1574165 - DANIEL MIRANDA MACHADO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GLEICIANE DA SILVA ARAGÃO - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1475468 - RAFAEL DE MATTOS GRISI