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Dissertações |
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WALDECK SILVA SOUZA
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Geometria Plana: Fundamentação Axiomática
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Orientador : SINUE DAYAN BARBERO LODOVICI
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Data: 27/06/2023
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Nossos principais objetivos no presente trabalho são apresentar os sistemas axiomáticos de Birkhoff e de Hilbert, apresentar alguns resultados importantes da geometria neutra, as discussões a cerca do quinto postulado de Euclides bem como as diversas tentativas de sua demonstração a partir dos quatro primeiros postulados, a geometria hiperbólica e contribuir de alguma forma para o ensino de geometria euclidiana, neutra e hiperbólica (estas duas últimas, a título de enriquecimento ou sugestão) no ensino médio.
Damos um importante passo para uma possível demonstração da equivalências do sistema de axiomas de Hilbert e de Birkhoff, a medida que demonstramos que os axiomas de Birkhoff implicam os axiomas de Hilbert e apresentamos uma demonstração quase completa de que os axiomas de Hilbert implicam os axiomas de Birkhoff.
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Nossos principais objetivos no presente trabalho são apresentar os sistemas axiomáticos de Birkhoff e de Hilbert, apresentar alguns resultados importantes da geometria neutra, as discussões a cerca do quinto postulado de Euclides bem como as diversas tentativas de sua demonstração a partir dos quatro primeiros postulados, a geometria hiperbólica e contribuir de alguma forma para o ensino de geometria euclidiana, neutra e hiperbólica (estas duas últimas, a título de enriquecimento ou sugestão) no ensino médio.
Damos um importante passo para uma possível demonstração da equivalências do sistema de axiomas de Hilbert e de Birkhoff, a medida que demonstramos que os axiomas de Birkhoff implicam os axiomas de Hilbert e apresentamos uma demonstração quase completa de que os axiomas de Hilbert implicam os axiomas de Birkhoff.
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CARLOS CESAR CUSTODIO
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GEOMETRIA INVERSIVA APLICADA A PROBLEMAS SANGAKU
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Orientador : MARCIO FABIANO DA SILVA
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Data: 06/11/2023
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Neste trabalho, apresentamos alguns problemas geométricos propostos em Sangaku, como o problema dos círculos gêmeos de Arquimedes e o problema de Naitô. Utilizamosa geometria inversiva como técnica para resolver os problemas Sangaku selecionados nesta dissertação.
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Neste trabalho, apresentamos alguns problemas geométricos propostos em Sangaku, como o problema dos círculos gêmeos de Arquimedes e o problema de Naitô. Utilizamosa geometria inversiva como técnica para resolver os problemas Sangaku selecionados nesta dissertação.
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ADEILSON SILVERIO DE ALMEIDA
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PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS DOS f-BELOS
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Orientador : MARCIO FABIANO DA SILVA
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Data: 08/11/2023
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Neste trabalho, estudamos os chamados f-belos, que foram introduzidos no artigo The f-belos, de Antonio M. Oller-Marcén. Sob certas condições, um arbelo (faca de sapateiro) pode ser tomado como um especial f-belo. À luz dos resultados conhecidos para os arbelos, apresentamos algumas propriedades geométricas dos f-belos, como a construção de um paralelogramo associado a um ponto de um f-belo e a construção de seu paralelogramo tangente.
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Neste trabalho, estudamos os chamados f-belos, que foram introduzidos no artigo The f-belos, de Antonio M. Oller-Marcén. Sob certas condições, um arbelo (faca de sapateiro) pode ser tomado como um especial f-belo. À luz dos resultados conhecidos para os arbelos, apresentamos algumas propriedades geométricas dos f-belos, como a construção de um paralelogramo associado a um ponto de um f-belo e a construção de seu paralelogramo tangente.
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DOUGLAS FELIPE DE JESUS SILVA
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O CENTRO DE GRAVIDADE DE QUADRILÁTEROS
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Orientador : MARCIO FABIANO DA SILVA
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Data: 08/11/2023
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Neste trabalho, estudamos o centroide G0 dos vértices, o centroide perímetro G1 e o centro de massa G2 de um polígono convexo. A partir das relações entre G0,G1 e G2, obtemos uma caracterização para triângulos equiláteros e paralelogramos. Enfatizamos o estudo do centro de massa de um quadrilátero convexo e apresentamos o novométodo introduzido por Altshiller Court para sua determinação.
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Neste trabalho, estudamos o centroide G0 dos vértices, o centroide perímetro G1 e o centro de massa G2 de um polígono convexo. A partir das relações entre G0,G1 e G2, obtemos uma caracterização para triângulos equiláteros e paralelogramos. Enfatizamos o estudo do centro de massa de um quadrilátero convexo e apresentamos o novométodo introduzido por Altshiller Court para sua determinação.
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DENYS SEIDI ARAKAKI
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FORMALISMO E ALGUNS REFLEXOS DA TEORIA DOS CONJUNTOS
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Orientador : VINICIUS CIFU LOPES
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Data: 11/11/2023
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A teoria dos conjuntos oferece uma linguagem para descrever e analisar agrupamentos de objetos, bem como suas estruturas, sendo assim uma ferramenta indispensável em diversas áreas da ciência. Neste estudo apresentaremos uma abordagem mais formal que estabelece algumas extensões do conteúdo escolar e regras para a existência e formação de conjuntos evitando contradições e paradoxos. A versão mais atualizada da BNCC, que é um documento que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades essenciais que os estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica no Brasil, não menciona o ramo da teoria dos conjuntos. No entanto, não estar explicitamente na BNCC não significa que ela não deva ser abordada no ensino da matemática, muito pelo contrário, cabe aos professores fazer escolhas sobre como iniciar e aprofundar os conteúdos ao longo do currículo.
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A teoria dos conjuntos oferece uma linguagem para descrever e analisar agrupamentos de objetos, bem como suas estruturas, sendo assim uma ferramenta indispensável em diversas áreas da ciência. Neste estudo apresentaremos uma abordagem mais formal que estabelece algumas extensões do conteúdo escolar e regras para a existência e formação de conjuntos evitando contradições e paradoxos. A versão mais atualizada da BNCC, que é um documento que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades essenciais que os estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica no Brasil, não menciona o ramo da teoria dos conjuntos. No entanto, não estar explicitamente na BNCC não significa que ela não deva ser abordada no ensino da matemática, muito pelo contrário, cabe aos professores fazer escolhas sobre como iniciar e aprofundar os conteúdos ao longo do currículo.
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HENRIQUE DO NASCIMENTO SILVA
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Uso de Invariância de Base em Aplicações da Lei de Newcomb-Benford
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Orientador : EDUARDO GUERON
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Data: 28/11/2023
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Neste trabalho, a Lei de Newcomb-Benford (LNB), uma abordagem probabilística que analisa a distribuição do primeiro dígito em números, independentemente de sua origem, é explorada.São apresentadas definições, aspectos probabilísticos e históricos que fundamentam a LNB, e a lei é utilizada para a análise de dados contábeis relacionados à execução orçamentária das despesas decorrentes da pandemia de COVID- 19, empregando o método da proporção de dígitos.Os resultados indicaram que os dados não seguem a distribuição esperada pela LNB. Além disso, no estudo, a generalização da LNB e suas propriedades, incluindo a invariância na mudança de base e de escala, são abordadas, bem como é proposta uma abordagem pedagógica para a educação básica.
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Neste trabalho, a Lei de Newcomb-Benford (LNB), uma abordagem probabilística que analisa a distribuição do primeiro dígito em números, independentemente de sua origem, é explorada.São apresentadas definições, aspectos probabilísticos e históricos que fundamentam a LNB, e a lei é utilizada para a análise de dados contábeis relacionados à execução orçamentária das despesas decorrentes da pandemia de COVID- 19, empregando o método da proporção de dígitos.Os resultados indicaram que os dados não seguem a distribuição esperada pela LNB. Além disso, no estudo, a generalização da LNB e suas propriedades, incluindo a invariância na mudança de base e de escala, são abordadas, bem como é proposta uma abordagem pedagógica para a educação básica.
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HAMMHWYGEM TADACH ARAUJO DE OLIVEIRA
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Traçando conexões: explorando a teoria dos grafos como ferramenta para resolução de problemas no ensino médio
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Orientador : ANDRE RICARDO OLIVEIRA DA FONSECA
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Data: 08/12/2023
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Este trabalho tem como objetivo explorar a teoria dos grafos como uma ferramenta inovadora para a resolução de problemas no contexto do ensino médio. A Teoria dos Grafos é um campo da matemática que estuda as propriedades e relações entre elementos conectados (vértices e arestas), sendo amplamente utilizada em diversas áreas, como matemática, ciência da computação, circuitos eletrônicos, finanças, redes sociais, logística, biologia, genética, etc. Esta dissertação apresenta de forma detalhada os principais conceitos da teoria dos grafos, incluindo demonstrações de propriedades e teoremas . A ideia central é proporcionar aos estudantes do ensino médio o desenvolvimento do pensamento lógico, resolução de problemas e habilidades de comunicação. Apesar de a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não abordar explicitamente a teoria dos grafos, ela defende a importância da resolução de problemas como uma habilidade fundamental para os estudantes. Neste contexto, desenvolvemos planos de aula que integram a teoria dos grafos ao currículo do ensino médio, utilizando a plataforma Geogebra como suporte tecnológico. Acreditamos que uma abordagem dinâmica, aliada ao uso de ferramentas interativas, pode transformar um tema potencialmente complexo em uma experiência educacional prazerosa para os alunos. Este estudo não apenas preenche uma lacuna no currículo, mas também proporciona uma oportunidade para os estudantes desenvolverem habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e raciocínio lógico, promovendo assim uma aprendizagem significativa no ensino médio.
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Este trabalho tem como objetivo explorar a teoria dos grafos como uma ferramenta inovadora para a resolução de problemas no contexto do ensino médio. A Teoria dos Grafos é um campo da matemática que estuda as propriedades e relações entre elementos conectados (vértices e arestas), sendo amplamente utilizada em diversas áreas, como matemática, ciência da computação, circuitos eletrônicos, finanças, redes sociais, logística, biologia, genética, etc. Esta dissertação apresenta de forma detalhada os principais conceitos da teoria dos grafos, incluindo demonstrações de propriedades e teoremas . A ideia central é proporcionar aos estudantes do ensino médio o desenvolvimento do pensamento lógico, resolução de problemas e habilidades de comunicação. Apesar de a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não abordar explicitamente a teoria dos grafos, ela defende a importância da resolução de problemas como uma habilidade fundamental para os estudantes. Neste contexto, desenvolvemos planos de aula que integram a teoria dos grafos ao currículo do ensino médio, utilizando a plataforma Geogebra como suporte tecnológico. Acreditamos que uma abordagem dinâmica, aliada ao uso de ferramentas interativas, pode transformar um tema potencialmente complexo em uma experiência educacional prazerosa para os alunos. Este estudo não apenas preenche uma lacuna no currículo, mas também proporciona uma oportunidade para os estudantes desenvolverem habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e raciocínio lógico, promovendo assim uma aprendizagem significativa no ensino médio.
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VANESSA APARECIDA DE REZENDE POSSEBON
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Probabilidade nos Inteiros: Passeio Aleatório e outros processos
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Orientador : RAFAEL DE MATTOS GRISI
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Data: 14/12/2023
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Neste trabalho, estudamos a teoria dos passeios aleatórios simples e do processo de ramificação de Bienaymé-Galton-Watson, ambos a tempo discreto, e apresentamos uma proposta de aplicação desse estudo em uma sequência didática para o ensino de probabilidade no ensino básico. Inicialmente abordamos ferramentas e conceitos probabilísticos necessários para a análise dos nossos objetos de estudo. Em seguida, foi a vez dos passeios aleatórios simples, introduzidos a partir do Problema da ruína do jogador, caso particular dos passeios aleatórios simples, onde provamos resultados referentes à probabilidade da ruína e à duração esperada do jogo, para depois usá-los para provar outros resultados mais gerais, como a probabilidade e o tempo esperado do retorno à origem dos passeios aleatórios simples. Na sequência, tratamos do processo de ramificação de Bienaymé-Galton-Watson, buscando demonstrar resultados que garantem as condições sobre as quais teremos ou não a extinção do processo. E por fim, apresentamos uma proposta de sequência didática cuja peça central é o jogo O Prisioneiro de Monty Hall, construído com o objetivo de gamificar os problemas da Ruína do Jogador e de Monty Hall.
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Neste trabalho, estudamos a teoria dos passeios aleatórios simples e do processo de ramificação de Bienaymé-Galton-Watson, ambos a tempo discreto, e apresentamos uma proposta de aplicação desse estudo em uma sequência didática para o ensino de probabilidade no ensino básico. Inicialmente abordamos ferramentas e conceitos probabilísticos necessários para a análise dos nossos objetos de estudo. Em seguida, foi a vez dos passeios aleatórios simples, introduzidos a partir do Problema da ruína do jogador, caso particular dos passeios aleatórios simples, onde provamos resultados referentes à probabilidade da ruína e à duração esperada do jogo, para depois usá-los para provar outros resultados mais gerais, como a probabilidade e o tempo esperado do retorno à origem dos passeios aleatórios simples. Na sequência, tratamos do processo de ramificação de Bienaymé-Galton-Watson, buscando demonstrar resultados que garantem as condições sobre as quais teremos ou não a extinção do processo. E por fim, apresentamos uma proposta de sequência didática cuja peça central é o jogo O Prisioneiro de Monty Hall, construído com o objetivo de gamificar os problemas da Ruína do Jogador e de Monty Hall.
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