PROFMAT MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 4996-0067-/0067 http://propg.ufabc.edu.br/ppgprofmat

Banca de DEFESA: MARCELO RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE : MARCELO RODRIGUES DA SILVA
DATA : 18/10/2019
LOCAL: sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Matemática financeira: do estudo algébrico a aplicações as equações diferenciais ordinárias

Neste trabalho apresentamos a Matemática Financeira como estudo da aplicação do dinheiro ao longo do tempo, considerando o fenômeno dos juros. Neste intuito, desenvolvemos todos os recursos teóricos necessários para alcançar tal fim, como por exemplo, um esboço da teoria de funções, progressões, séries uniformes, equações diferenciais ordinárias, e a matemática financeira elementar.

Uma vez desenvolvido o arcabouço teórico necessário, damos duas aplicações: na primeira, mostramos resultados que podem ser úteis para uma análise mais refinada dos elementos que compõe as variáveis financeiras. Na segunda, por meio de uma série de atividades propostas ao professor com aplicabilidade ao ensino médio, com objetivo de estudar as variáveis da matemática financeira, usamos metodologias analíticas e computacionais, que buscam incentivar e aperfeiçoar o entendimento através de uma investigação crítica e por meio de simulações dos parâmetros.

Presidente - Interno ao Programa - 1982735 - WELINGTON VIEIRA ASSUNCAO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1604131 - JERONIMO CORDONI PELLEGRINI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GLEICIANE DA SILVA ARAGÃO - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1475468 - RAFAEL DE MATTOS GRISI