PROFMAT MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 4996-0067-/0067 http://propg.ufabc.edu.br/ppgprofmat

Banca de DEFESA: HAMMHWYGEM TADACH ARAUJO DE OLIVEIRA

DISCENTE : HAMMHWYGEM TADACH ARAUJO DE OLIVEIRA
DATA : 08/12/2023
LOCAL: Sala 303 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
Traçando conexões: explorando a teoria dos grafos como ferramenta para resolução de problemas no ensino médio

Este trabalho tem como objetivo explorar a teoria dos grafos como uma ferramenta inovadora para a resolução de problemas no contexto do ensino médio. A Teoria dos Grafos é um campo da matemática que estuda as propriedades e relações entre elementos conectados (vértices e arestas), sendo amplamente utilizada em diversas áreas, como matemática, ciência da computação, circuitos eletrônicos, finanças, redes sociais, logística, biologia, genética, etc. Esta dissertação apresenta de forma detalhada os principais conceitos da teoria dos grafos, incluindo demonstrações de propriedades e teoremas . A ideia central é proporcionar aos estudantes do ensino médio o desenvolvimento do pensamento lógico, resolução de problemas e habilidades de comunicação. Apesar de a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não abordar explicitamente a teoria dos grafos, ela defende a importância da resolução de problemas como uma habilidade fundamental para os estudantes. Neste contexto, desenvolvemos planos de aula que integram a teoria dos grafos ao currículo do ensino médio, utilizando a plataforma Geogebra como suporte tecnológico. Acreditamos que uma abordagem dinâmica, aliada ao uso de ferramentas interativas, pode transformar um tema potencialmente complexo em uma experiência educacional prazerosa para os alunos. Este estudo não apenas preenche uma lacuna no currículo, mas também proporciona uma oportunidade para os estudantes desenvolverem habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e raciocínio lógico, promovendo assim uma aprendizagem significativa no ensino médio.

Presidente - Interno ao Programa - 1544401 - ANDRE RICARDO OLIVEIRA DA FONSECA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544390 - EDUARDO GUERON
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE TRENTIN - FEI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1475468 - RAFAEL DE MATTOS GRISI