PROFMAT MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 4996-0067-/0067 http://propg.ufabc.edu.br/ppgprofmat

Banca de DEFESA: WALDECK SILVA SOUZA

DISCENTE : WALDECK SILVA SOUZA
DATA : 27/06/2023
LOCAL: Auditório 801 no 8º andar do Bloco B do Campus Santo André da Universidade Federal do ABC

Geometria Plana: Fundamentação Axiomática

Nossos principais objetivos no presente trabalho são apresentar os sistemas axiomáticos de Birkhoff e de Hilbert, apresentar alguns resultados importantes da geometria neutra, as discussões a cerca do quinto postulado de Euclides bem como as diversas tentativas de sua demonstração a partir dos quatro primeiros postulados, a geometria hiperbólica e contribuir de alguma forma para o ensino de geometria euclidiana, neutra e hiperbólica (estas duas últimas, a título de enriquecimento ou sugestão) no ensino médio.

Damos um importante passo para uma possível demonstração da equivalências do sistema de axiomas de Hilbert e de Birkhoff, a medida que demonstramos que os axiomas de Birkhoff implicam os axiomas de Hilbert e apresentamos uma demonstração quase completa de que os axiomas de Hilbert implicam os axiomas de Birkhoff.

Presidente - Interno ao Programa - 1734928 - SINUE DAYAN BARBERO LODOVICI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2604830 - MARCIO FABIANO DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEXANDRE LYMBEROPOULOS - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1475468 - RAFAEL DE MATTOS GRISI