Dinâmica de partículas autopropelidas em escoamentos
Neste trabalho, estudamos dois problemas em dinâmica de partículas autopropelidas em um escoamento bidimensional estacionário com barreiras de transporte. No primeiro problema, consideramos partículas pontuais. Dois protocolos de natação, ambos com direção da velocidade de autopropulsão fixada a priori, foram considerados e comparados nesse contexto: no primeiro, a velocidade de autopropulsão é constante e, no segundo, há modulação temporal periódica da velocidade de autopropulsão. Como resultado de trabalho anterior, restrito a uma única escolha dos parâmetros envolvidos e ao caso em que as velocidades médias de autopropulsão são idênticas, era conhecido que autopropulsão com modulação periódica leva a um transporte mais efetivo, no sentido de uma maior medida do conjunto de condições iniciais de soluções não confinadas. Nesta tese, primeiramente fazemos uma exploração exaustiva do ganho de eficiência em função dos parâmetros da dinâmica, usando técnicas analíticas e numéricas. A seguir, estudamos o caso em que a velocidade de autopropulsão com modulação periódica é, em todo instante, menor ou igual à velocidade constante do primeiro protocolo. Mostramos que, ainda assim, há regiões do espaço de parâmetros em que a modulação periódica é vantajosa. O segundo problema que estudamos é o da natação de partículas esféricas cuja orientação é determinada dinamicamente pelo escoamento. Consideramos que essas partículas só experimentam autopropulsão quando sua orientação se encontra numa vizinhança da direção fixada a priori. Como consequência, as partículas estão sob um campo descontínuo de velocidades. Damos inicialmente uma descrição geométrica do campo de velocidades usando como ferramenta principal a derivada de Lie. Finalmente, definimos um mapa de Poincaré em primeira ordem sobre o plano de descontinuidade e estudamos algumas das suas propriedades.