PPGMAT PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmat

Banca de DEFESA: LUCAS VASCONCELLOS DE SOUZA

DISCENTE : LUCAS VASCONCELLOS DE SOUZA
DATA : 30/08/2023
LOCAL: Sala 307 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Álgebras de Lie Z2Z2 graduadas: generalização de supersimetria.

Através da teoria desenvolvida por Rittenberg e Wyler, podemos definir álgebras de Lie, graduadas por uma grande variedade de grupos finitos. Tais álgebras de Lie graduadas se dividem em dois casos distintos: Álgebras de Lie "de cor" e superálgebras de Lie "de cor". O termo "de cor" é um termo histórico que foi introduzido por um dos autores por causa de tentativa de incluir a cor de quarks na graduação. Neste trabalho estudamos as álgebras de cor graduadas por o grupo (Z2)2.

Superálgebras de Lie (Z2)2-graduadas ganharam atenção na última década e recentemente foram muito estudadas por físicos e matemáticos. Quando trabalhos sobre álgebras de Lie com a graduação (Z2)2 quase não se encontram na literatura.

Nesta dissertação será apresentado um estudo de álgebras de Lie (Z2)2-graduadas. Propomos um grupo de modelos físicos que possuem simetria de uma álgebra (Z2)2-graduada e construímos equações de Euler-Lagrange para cada modelo investigado. Destacamos propriedades interessantes de modelos mais gerais. A tentativa de construir um expaço exótico com tres coordenadas pseudo-bosónicas está também apresentada no Apéndice desta Dissertação.

Presidente - Interno ao Programa - 1674595 - ZHANNA GENNADYEVNA KUZNETSOVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1574260 - ROLDAO DA ROCHA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MOISES PORFIRIO ROJAS LEIVA - UFLA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1007539 - FRANCISCO JOSE GOZZI