PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ JUAN FERREIRA MARTINS DE MORAES

DISCENTE : ANDRÉ JUAN FERREIRA MARTINS DE MORAES
DATA : 04/06/2020
LOCAL: por participação remota

Holografia, branas e dimensões extras: teoria e aplicações

Neste trabalho apresentamos os desenvolvimentos e estágio atual da Tese de Mestrado. Nós começamos discutindo termodinâmica de buracos negros e as características básicas do espaço-tempo AdS e buracos negros nele. Logo após, conduzimos uma breve discussão acerca de modelos de dimensão extra e de mundos-brana, de modo a motivar a conseguinte derivação das equações de Einstein efetivas na brana. A seguir, introduzimos e derivamos o método Minimal Geometric Deformation (MGD) e sua extensão (EMGD), que são, a seguir, limitados pelos testes clássicos da Relatividade Geral e aplicados em dois contextos: glueballs negras SU(N) e o quantum portrait de buracos negros. Em seguida, estudamos cenários de mundo-brana com tensão variável, bem como cordas negras MGD nestes cenários, cujas singularidades no bulk são calculadas. Depois disso, apresentamos a base da teoria de resposta linear e hidrodinâmica, e discutimos a dualidade AdS/CFT e seus métodos, que são empregados para o cálculo da razão viscosidade-densidade de entropia em diferentes cenários gravitacionais, cujo resultado é utilizado para limitar os parâmetros de branas negras generalizadas em 4D e 5D. Depois disso, discutimos ações generalizadas e violações do limite de Kovtun--Son--Starinets. EM seguida, apresentamos a correspondência fluido/gravidade, bem como uma alternativa desta, no contexto de horizontes com soft hair. Termimanos a apresentação com os próximos passos da tese.

Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544374 - ALEX GOMES DIAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1067352 - ALAN MACIEL DA SILVA
Presidente - Externo ao Programa - 1765195 - RICARDO ROCAMORA PASZKO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1907614 - MAURICIO RICHARTZ